quinta-feira, 21 de maio de 2009

Caminhando no deserto


Imagine uma pessoa que caminhou durante alguns dias no deserto e está com muita sede, com muita fome e de tão cansando, já não consegue levantar a cabeça e olha para frente, olhar para ver uma saída para seu problema.

Quase sem força, sem esperança de vida, ele começa a lembra que Deus tinha prometido à ele o melhor dessa terra, tinha prometido que não ia faltar o suprimento em sua vida, porém ele não conseguia ver nada, não via Deus mudar sua vida de jeito nenhum.

No último suspiro de sua vida ele cai, e percebe que suas mãos tocaram alguma coisa.

Animado, com muita dificuldade ele consegue levantar o rosto e percebe que está diante de uma mesa e percebe pelo cheiro que se trata de uma comida. Mais que depressa ele se levanta e abocanha aquele pão estragado e bebe aquele leite azedo. A fome é tanta que ele nem percebe que os produtos estão estragados e começa a passar mal.

Antes de cair ele consegue olhar mais adiante e percebe que, se tivesse lutado mais um pouco, se tivesse tido mais fé, teria conseguido chegar à uma mesa que tinha tudo do bom e do melhor. Porém, ele percebe que está morrendo, por ter comido aquilo que não devia.

Muitas vezes em nossa vida, em nossa caminhada com Deus agimos assim, no primeiro deserto que encontramos, pegamos qualquer coisa, pegamos as coisas estragadas que satanás deixa no caminho e achamos que é de Deus, achamos que é uma benção, uma promessa de Deus se cumprindo em nossas vidas.

Tomemos cuidado com aquilo que estamos “ingerindo”. Nem tudo aquilo que está aparecendo por ai dito ser de Deus, de fato o é. Cuidado pois pode ser a comida podre de satanás.

Vamos analisar um pouco a bíblia, onde nela está descrita a história do povo de Israel, que estava cativo no egito.

O povo de Israel nasceu do chamado de um homem, Abraão que obedeceu a Deus e teve sua vida transformada. Abraão gerou Isaque, Isaque gerou Jacó (que teve o seu nome mudado para Israel) e Jacó teve 12 filhos dos quais originou-se um grande povo.

A Bíblia narra no livro de Gênesis como os filhos de Jacó foram parar no Egito por causa de uma fome que assolava a terra de Canaã. De pouco mais de 70 pessoas, eles se multiplicaram e se tornaram um povo numerosíssimo. Por isso foram feitos escravos por mais de 400 anos.

Deus, então, levantou Moisés que os libertou do Egito e os levou para a terra que Deus havia prometido lhes dar. O povo foi desobediente e incrédulo e, por isso, morreu no deserto e não herdou a promessa. Somente Josué e Calebe entraram na terra prometida acompanhados da geração dos filhos dos que haviam saído do Egito.

Moisés morre e, agora, sob o comando de Josué, enfim o povo iria começar a conquista da terra. Logo no início da jornada, Deus efetuou um tremendo milagre abrindo as águas do rio Jordão e eles atravessaram, a seco. Então, eles chegam a Gilgal. É nesse lugar que Deus declara a Josué: “ hoje removi de vocês a humilhação sofrida no Egito”. Essa palavra de Deus precisa ser verdadeira na vida de cada um de nós. Deus quer remover a humilhação do Egito das nossas vidas.

1) O que simboliza o Egito?

O Egito era o lugar da escravidão. Foi lá que durante 430 anos o povo passou por terríveis

humilhações e sofrimentos. Houve um faraó que para conter o crescimento do povo chegou a ordenar que todos os bebês do sexo masculino que nascessem dos hebreus fosse jogado no rio Nilo. Misericórdia!!! Os hebreus eram açoitados, trabalhavam duramente e não tinham liberdade.

Nós podemos comparar a vida de quem ainda não tem Jesus verdadeiramente como seu Senhor como uma vida no Egito. O mundo em que vivemos também é um lugar de morte, escravidão, injustiças e violência. Basta assistir a qualquer noticiário de TV pra reconhecer a feiúra do mundo em que vivemos. Satanás tenta mascarar essa feiúra mostrando que o mundo pode oferecer muitas coisas boas e prazerosas. Mas, é mais uma de suas mentiras. O mundo é como o Egito onde as pessoas vivem escravizadas sem perceber: são escravas dos vícios, dos pecados que dominam suas vidas, das enfermidades físicas e emocionais, do trabalho, da vida sem propósito.

2) Deus também quer nos libertar do Egito

A Bíblia diz em Êxodo 3:7 que Deus viu a opressão e o sofrimento do seu povo e resolveu

descer para livrá-los. Assim também aconteceu conosco. Vendo a situação das pessoas oprimidas e escravizadas Deus tomou a iniciativa e “desceu” na pessoa de JESUS para oferecer uma nova vida a todos os que desejassem fazer parte do seu povo.

Através de Jesus nós podemos desfrutar de uma vida liberta, com promessas grandiosas pra se realizarem.... O desejo de Deus é que todas as pessoas desfrutem dessa nova vida em Cristo.

3) Pra conquistar a nova vida é preciso deixar o Egito

Quando Moisés negociava com o faraó do Egito a saída do povo de Israel, uma das propostas

que o faraó fez foi que o povo servisse a Deus lá mesmo ou que saísse, mas não fosse muito longe. Isso foi veementemente negado por Moisés. Não é possível servir a Deus e continuar no Egito.

É preciso haver uma escolha definitiva: ou o Egito ou a terra das promessas. As promessas de Deus são reais e Deus é fiel pra cumprir cada uma delas. Há promessas de Deus pra sua vida!! Creia!! Mas é preciso deixar o Egito, ou seja, decidir viver uma vida pra Deus, dentro dos propósitos dEle, obedecendo às leis que Ele estabeleceu.

Você já deve ter ouvido a expressão: um pé no mundo, outro pé na igreja. Infelizmente isso é verdade nas vidas de muitos crentes. Tais pessoas não conquistam nada. Embora Jesus tenha vindo pra nos fazer verdadeiramente livres, quem não deixa o mundo continua vivendo como escravo.

4) Você não pode ter saudades do Egito

Durante os 40 anos que o povo andou pelo deserto, várias vezes eles quiseram voltar para o Egito. Só era aparecer uma dificuldade que eles cogitavam em voltar. Cogitaram até eleger um líder para guiá-los de volta. Eles tinham saudades do Egito. Mesmo sendo escravos, tinham saudades da comida de lá....Isso era uma tremenda ofensa a Deus!

Agora, depois que eles atravessam o Jordão, Deus afirma que definitivamente havia tirado o Egito do coração do povo.

É isso que precisa acontecer com você. Você não pode ficar com saudades da vida que tinha antes. Afinal de contas, a vida com Jesus é infinitamente melhor!!! Você não pode, na hora da dificuldade, achar que a saída é voltar pra sua velha vida. Você não pode se esquecer de onde Deus te tirou e do que Ele te livrou.

Há pessoas que amam esse mundo e, por isso, trocam Deus pelos aparentes prazeres que o mundo oferece. A Bíblia diz que se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele ( I João 2:15 ).

Nosso caminho, em direção de Jesus precisa ser um caminho sem volta. Não vale a pena viver no Egito. Lá pode haver algumas “comidas gostosas”, mas é lá que império das trevas domina trazendo morte, escravidão, humilhação e dor.

Nenhum comentário: