quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

De Manaus ou Boa vista até Chichiriviche, Coro e Punto Fijo




Quem quiser um arquivo em Word, para poder acrescentar alguma coisa, pode baixar clicando nesse LINK.


Considerando que a chegada em Upata é relativamente tranqüila, vou fazer a descrição a partir dela.
Considerações:
  1. consideramos que Upata é o Km 0;
  2. o horário vai ser o Venezuelano, 30 minutos à menos.

Saímos de Upata 07:00 da manhã, chegamos em San Felix às 07:30, após 47 km percorridos. Passamos 25 minutos dentro da cidade e saímos depois de 14 km rodados.

Em San Felix, siga reto pela via principal e vai prestando atenção nas placas. Um certo momento vai aparecer uma placa indicando para você virar à esquerda, rumo a Ciudad Bolivar. Dobre à ESQUERDA e +ou- depois de 1km, tem uma rotatória. Nela, você deve pegar à DIREITA para Ciudad Bolívar. Dessa saída até o pedágio, são 24 km. Aqui tem que ter atenção para não ir pelo caminho mais longo.
Depois do pedágio, passa por baixo do primeiro elevado/viaduto. No segundo elevado/viaduto, você dobra à DIREITA, pegando a via de acesso. Tem uma placa indicando El Tigre, Tucupido, Maturim.


Você vai pegar a Ponte Orinokia, rumo a Via Palital , indo para El tigre.




Depois da Troncal 15(Palital), seguimos pela Troncal 16, +ou- 57 km para El Tigre (não entramos totalmente na cidade). Chegamos lá às 10:00 horas.

Chegando em El Tigre , paramos para abastecer e depois de 26 km percorridos, seguimos rumo à  Anaco. Aqui vale ressaltar que essa rota poderia ter sido feita pela troncal 15. Para ter acesso à ela, na avenida Espanha tem uma bifurcação e você vira à esquerda. Porém como fomos orientados pelos próprios venezuelanos, seguimos em frente para pegar a troncal 13, após Anaco. Chegamos em Anaco depois de percorrer 83 km, às 11:30h.

Depois de Anaco, tem uma cabala e logo em seguida, à DIREITA, tem uma saída (via de acesso) para ir em direção à Troncal 13. Depois de pegar a pista de acesso, dobre à ESQUERDA e siga em direção à Aragua de Barcelona.

Chegamos na entrada de Aragua depois de percorrer 35 km, às 12:05 . A cidade é pequena, porém, você não entra nela. Tem uma placa do Café Madri indicando a direção da cidade, porém, antes dela você vira a DIREITA, indo em direção a Zaraza. Tem uma placa indicando isso: Zaraza e Valle de la Pascua.




Cuidado, a partir  daqui a estrada esta muito ruim.


Chegamos em Zaraza após 63 km percorridos, por volta de 13:00, e paramos em um posto  de gasolina, na esquina do Hotel Zaraza, para abastecer e comer alguma coisa (não tem muitas opções), mas para quem gosta, na entrada da cidade tem um restaurante, a esquerda que serve porco guisado (cotillo) . Também não entramos na cidade totalmente, passamos pela sua "rebarba", permanecendo na Troncal 13.


Saímos em direção à Tucupido, às 14:06 h e chegamos lá após percorrer intermináveis 52 km, às 15:10h. A estrada é estreita, então muita atenção. Saindo de Tucupido, chegamos em Valle de La Pascua, às 15:30 h após 30km de estrada.

Chegando em Valle de La Pascua, que é uma cidade de médio porte,  siga na mesma pista, até o final. No final ela se torna mão única; vire à direita e depois na 1ª à esquerda, indo em direção a Chaguaramas. Quando estiver saindo da cidade, se estiver no caminho certo, permaneça sempre à DIREITA. Vai ter, nessa sequência, à sua esquerda: um Makro, e logo quando a Troncal 15 se unir com a Troncal 13,  um posto da Texaco e um restaurante chamado La Parada Del Lido.






Seguimos em direção a Chaguaramas  e lá chegamos depois de 32 km percorridos, às 16:15h.
Vai passar por muitas cidades pequenas ainda na Troncal 13: El Sombrero, Tiguigui, Dos Caminos.

Em Dos Caminos chegamos às 17:47, depois de 126 km percorridos. Siga direto, dentro da cidade e no posto de gasolina vire à DIREITA. Agora vamos pela Troncal 2.


Vai passar por Ortiz e Parapare; antes de chegar em Ortiz, a pista se BIFURCA. Permaneça na pista que está trafegando. 

A subida até San Juan de Los Morros requer atenção, pois a pista, apesar de estar em ótimas condições, é estreita e muito movimentada. Chegamos em San Juan de Los Morros às com, às 18:51, depois de 44km percorridos.
A cidade é grande. Dependendo do horário que você chegar em San Juan de Los morros, siga em frente, até Maracay ou Valencia. Isso demora em média umas 2 a 3 horas. O nome da cidade se deve à grande quantidade de morros que existem por perto.



Como fizemos o percurso à noite, essas informações que vou passar sobre como chegar no hotel em San Juan podem ter algum erro. Uma dica de hotel é o Gran Palace, na Avenida Bolivar, entre as ruas (calles) Mariño e Ribas. 



Tem uma padaria (panaderia) logo do lado dele, o que facilita na hora de tomar café e sair. Para chegar até ele, permaneça na pista pela qual você entrou na cidade, Troncal 2, até encontrar a Avenida Los  Llanos, siga até dobrar à DIREITA na avenida Sendrea. Siga nela até encontrar a calle Zaraza, à sua ESQUERDA. Entre nela e depois vire na 1ª à ESQUERDA, para avenida Bolívar. O hotel vai estar à sua ESQUERDA.


Quando amanhecer e for voltar para estrada, siga em frente na avenida Bolívar, até encontrar a rua (calle) Salias. Entre nela, ela tem sentido único, da sua direita para esquerda e vá até a Avenida Sendrea. Siga nela até encontrar a Troncal 11. Ao encontrar a Troncal, dobre à ESQUERDA, em direção à Pirutu, Las Minas, Villa de Cura e Cagua.

Saímos de San Juan de Los Morros às 8:10. Indo pela  Troncal 11, não tem muito mistério até chegar em Cagua, basta seguir rodando pela auto pista. Entretanto, quando chegar em Villa de Cura, você pode escolher o caminho que deve tomar, por baixo ou por cima do lago de Valência. Se decidir ir por cima, que foi nossa escolha, busque placas indicando Cagua.  Apesar de não ser uma carreteira, a via é uma autopista.
Se decidir ir por baixo, você vai permanecer na Troncal 11. Busque placas indicando Tacarigua e Valencia. Fizemos a opção de ir por cima para evitar o transito de Valência.

Chegamos em Cagua às 08:45 com 35  km rodados.

Dentro de Cagua, é preciso um pouco de atenção para não se perder. Fique sempre na pista principal. Um certo momento, encontra-se, à DIREITA, um Centro Comercial Madeirense e um posto de gasolina.



Logo em seguida ao posto, vira à DIREITA e siga as placas. Tem uma passagem de nível, passe por baixo. Logo em seguida tem um pedágio. Siga em frente e passe por BAIXO da Troncal 1 e pegue a pista de acesso, à sua DIREITA, indo em direção à Maracay.
Uma linha de trem ou metrô,não sei ao certo, vai te acompanhar por um bom tempo.




Agora você deve procurar indicações para Valencia, Pto. Cabello, Moron, Punto Fijo. Mas antes de chegar em Valencia, à sua ESQUERDA, tem os seguintes pontos de referência ToyoGacara(revenda da Toyota) e Guacara Plaza. Pegue a 2ª saída a direita. Lembre-se que Valencia é apenas um ponto de referencia. Antes dessa saída tem uma placa indicando Pto. Cabello. Mais à frente, vamos retornar a Troncal 1. Esse desvio é para, repito, evitar o transito de Valencia.

Antes de chegar em Pto. Cabello, você vai descer a serra, por mais ou menos 20 minutos.
Chegamos em Pto. Cabello com 102 km percorridos, às 10:05 h rodados.

Detalhe, você NÃO entra totalmente na cidade, ela vai ficar à sua DIREITA. Antes da entrada da cidade, vai ter um retorno e uma placa indicando a cidade de Morón. Esse retorno é feito para DIREITA Para você saber se está certo, logo após esse retorno, no seu lado direito e esquerdo vai ter uma refinaria da PDVSA.


Na estrada, na DIREITA vai ter um Hotel chamado Challet e um centro comercial chamado Celta.

Depois dele, pegue a 1ª saída à DIIREITA para Morón. Você ainda está na Troncal 1. Também  não entramos totalmente na cidade, só para na “rebarbaba”. Antes de chegar na cidade, a pista de divide em duas; e tem essa placa, que por descuido, ninguém viu, indicando que deveríamos ir para a Troncal 3.


Lembre-se, NÃO DOBRE PARA DIREITA, permaneça à ESQUERDA( mas caso entre na cidade sem querer, como aconteceu conosco, no primeiro semáforo dobre à DIREITA e siga em frente).
As placas de sinalização devem indicar Chichiriviche, Tucacas, Punto Fijo, Coro. Siga em frente. A estrada é cercada por coqueiros, o que torna a paisagem mais bonita ainda.



Na entrada de Tucacas, vire à ESQUERDA, indo em direção à Chichiriviche.



Aqui vale uma ressalva. Tucacas é uma cidade muito linda. Dentro dela, pegando a Avenida Libertador, você consegue ir de carro por uma praia paradisíaca. Vale muito conferir.

Chegamos em Chichiriviche às 12:30, depois de 83 km percorridos. O hotel mais fácil que encontramos foi o Caribana. Existem outras opções, é só procurar.







Vale ressaltar outra coisa interessante sobre Chichrivichi. Não espere encontrar lá um Sambil, Track ou coisa assim. A “cidade” é apenas um vilarejo que esta crescendo, mas ainda é pequeno. Então, basicamente o divertimento é ir para as praias, que por sinal são lindas. Os preços variam de Bs.F 130,00  à Bs.F 420,00 (barco para 8 pessoas).


O próximo destino é Coro e Punto Fijo.  
Saímos 6:30 de Chichiriviche. Voltando pelo mesmo caminho, até sair da estrada de acesso a Chichiriviche, é bom parar no posto que tem logo à direita para tomar café e reabastecer.


Após sair, vamos em direção à Pto. Cumarebo, pela carreteira Moron-Coro. 
Para chegar ao Medanos de Coro ( Dunas de Coro), você não entra na cidade. Matenha-se sempre à DIREITA, indo em Direção a Punto Fijo. Chegamos nos Medanos, depois de 192 km percorridos, às 10:10h. 








Para chegar em Punto Fijo, siga em frente, por mais 90 km de estrada, pela orla.

Para voltar em direção a Isla Margarita (caso queira), faça todo o trajeto de volta, mas ao invés de ir a San Juan de Los Morros, vá via Maracay (onde dormimos), La Victoria, Paracotes, Caracas, Petare, Urbina, Oriente, Guatire,  Boca de Uchire, Pto. Piritu e Barcelona ( com exceção de Boca de Uchire, em todas as outras você passa por fora da cidade.)

Espero ter ajudado com essas dicas. Boa viagem.
Os mochileiros Clecio, Vicente, Lidianne e Elionete

6 comentários:

Mr. Wedd disse...

Clecio Jr.

Gostaria de saber por que, no seu roteiro, você não seguiu de El Tigre pela troncal 15? No seu roteiro diz que foi até Anaco e pegou a troncal 13. Considerando que pela troncal 15 a distância é menor. A razão seria a segurança, estrada melhor/pior? Quantos carros e pessoas foram nessa viagem?

clecio junior disse...

Weed, foram por razões de segurança. A troncal 15, segundo informações que obtive antes de viajar e depois foram comprovadas pelos venezuelanos, é uma estrada muito deserta no sentido de comunidades e postos de gasolina, além de estar pior que a 13 no sentido de asfalto e ter tido o movimento de carretas desviado da 13 para 15. Aí você imagina como estava a situação na estrada.

Unknown disse...

amigo meu nome e michel .nao consegui baichar o arquivo

Unknown disse...

Olá gostaria de saber se foi tranquila a viagem! e se vc foi de carro? em que época vc foi?

Unknown disse...

Olá Clecio, gostaria de saber se o caminho de volta via caracas e Barcelona é mais rápido? Já que as rodovias são melhores. ... tenho interesse em ir para colônia tovar, via la victoria. Quanto ao seu roteiro fiz um parecido.... a ida fiz mesmo caminho, mas depois de punto fijo eu segui para Mérida e na volta peguei a troncal que sai em El Tigre (de fato ela é muito deserta, mas estava em melhores condições do que via anaco).

Unknown disse...

Olá Clecio, gostaria de saber se o caminho de volta via caracas e Barcelona é mais rápido? Já que as rodovias são melhores. ... tenho interesse em ir para colônia tovar, via la victoria. Quanto ao seu roteiro fiz um parecido.... a ida fiz mesmo caminho, mas depois de punto fijo eu segui para Mérida e na volta peguei a troncal que sai em El Tigre (de fato ela é muito deserta, mas estava em melhores condições do que via anaco).