segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Somos o Sal da Terra e a Luz do Mundo



O Sal da Terra (Mateus 5:13a)

Estudaremos hoje um dos versículos mais conhecidos de todos nós. Uma das primeiras verdades que aprendemos em nossa vida cristã, além do fato de Cristo ter morrido como sacrifício por nossos pecados, é que nós, Seus discípulos, somos chamados a ser o sal da terra e a luz do mundo.

Procuremos então compreender o que o texto de Mateus 5:13 diz a nós:

“vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado por homens”

Tratemos da primeira parte do versículo, “vós sois o sal da terra”.

Sabemos que o sal é um excelente tempero. Ele dá gosto ao alimento. Na verdade, o sal é um elemento central para qualquer cozinheiro, e saber salgar, usar o sal, é um pré-requisito para que possamos fazer coisas saborosas na cozinha.

O sal também tem o efeito de preservar as coisas. Antigamente, para evitar que as carnes estragassem, ela era colocada em recipientes com grandes quantidades de sal.

Por último, o sal tem um efeito anti-séptico, ou seja, ele possue a qualidade de limpar feridas, matando bactérias. Lembro-me da minha infância, quando arrancava um dente, minha mãe me dava um copo de água com sal para que eu fizesse bochecho, e essa mistura, além de ajudar na cicatrização, era importante para que se limpasse a área ferida, impedindo a ação de bactérias e eventuais inflamações.

Tendo tudo isso em mente, adicionemos um dado anterior: Jesus disse que Seus discípulos são o sal da terra.

Antes de nos aprofundarmos nesta afirmação, precisamos entender o seguinte: por que nós somos sal? O que nos dá essa qualidade, diferenciando-nos das pessoas do mundo? Marcos 9:49 diz o seguinte: “cada um será salgado com fogo”. Já sabemos que o sal tem a função de limpar. O fogo, por sua vez, tem a função de queimar tudo aquilo que é impuro, purificar. Quando Jesus diz que os homens serão salgados com fogo, Ele nos exorta a nos oferecermos em sacrifício a Ele, para que assim tenhamos em nós esse sal. Quando a Palavra de Deus entra em nossos corações, somos salgados com fogo, e o pecado que há em nós é tirado. O sal que há em nós é, portanto, a própria Palavra de Deus.

Eis, então, a razão de sermos o sal da terra:

a) Somos sal pois trazemos sabor à terra

Não há nada de saboroso na terra. Sem Cristo, a vida é insípida, sem gosto, sem sal. Nós, como sal, temos o dever de salgar o mundo. E como havemos de fazer isso? Através da pregação do Evangelho. O Evangelho de Jesus Cristo, juntamente com o poder transformados do Espírito santo, são o sal que devemos levar e espalhar sobre a terra.

Longe de Cristo não há esperança nem salvação, há apenas o desespero e a morte. Através do sal, que é a Palavra de Deus, o mundo pode entender que mesmo em meio aos problemas e às dificuldades, há uma esperança.

b) Mas nós também, como o sal, temos o dever de preservar alguns princípios.

Como cristãos, precisamos entender que vivemos sob o mais elevado padrão moral. A Palavra de Deus está repleta de exemplos aos quais devemos seguir e imitar para que o mundo se torne um lugar melhor. Quando Cristo resume os mandamentos a duas ordenanças (amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos), Ele estabelece o maior padrão moral de todos, padrão esse que nós, cristãos, temos o dever de preservar.

Amar a Deus sobre todas as coisas significa colocá-Lo em primeiro lugar em nossas vidas. Significa, além disso, respeitar aquilo que Ele os deu por domínio – Sua criação. Deus colocou toda a criação, a fauna e a flora, debaixo do domínio do homem. Quando não respeitamos aquilo que Deus criou, estamos desonrando e desobedecendo a Ele.

Da mesma forma, amar ao nosso próximo como a nós mesmos significa ter cuidado com aqueles, ao nosso redor, que necessitam de nossa atenção. Sejam eles membros de nossa família ou da Igreja, amigos, conhecidos ou até mesmo meninos de rua, crianças cujos pais são ausentes em suas vidas, idosos, deficientes. Esses são o nosso próximo.

Preservar estes padrões é algo que precisamos fazer, tendo em vista a sociedade de hoje e o mundo em que vivemos.

c) Por último, somos sal por causa do efeito purificador do evangelho.

Da mesma forma que o sal limpa as impurezas de uma ferida, nós, como sal, temos o dever de agir no sentido de, através da Palavra de Deus, purificar e limpar as feridas abertas em nossa sociedade.

Vivemos em um mundo perdido, que está cada vez mais distante de Deus. Esse distanciamento causa, além de uma crescente decadência, a abertura de feridas como a traição, o divórcio, o homossexualismo, o aborto, a prostituição, as drogas, os vícios, etc...

Nós, como sal, temos o dever de impedir que estas bactérias, que estes micróbios, proliferem-se em nossa sociedade. Nós, como sal, devemos ser uma barreira que impede a ação do mal no local onde estamos.

Seja lá a atuação que nós teremos como sal (seja temperando, preservando ou limpando), o que importa é saber que o trabalho é todo feito, na verdade, por Deus, e Ele sempre atua de forma que Sua glória seja exaltada. Portanto, se pela Sua maravilhosa graça Ele nos chamou e nos escolheu para sermos o sal da terra, sejamos de tal forma que toda glória seja eternamente dada a Deus.

Comentário de Daniel Bravo:

sal da terra...vc ja parou p pensar que o sal tb traz sede?
sabe quando vc vai a algum bar ou pizzaria? já percebeu que a maior part e dos alimentos é salgado? são oferecidas poucas opções de doces, é p dar sede mesmo. e acho que tb somos como o sal neste sentido, mostrando Deus ao mundo e assim usados pelo espirito santo causando sede de Deus no mundo!! é isso aí mano duda!!



Missão Batista do Grajaú

Um comentário:

Jeferson.M.barros disse...

gostei da simplicidade eficiente de comparação que ajude muitos a refletir, pois a reflexão é a inteligencia da alma. Que possamos causar sede a muitos pela palavra, e que muitos ainda descubram que Cristo é a aguá que preenche o vazio em nossas veredas .