quarta-feira, 8 de abril de 2009

Travesseiro de pedra


É engraçado falarmos sobre travesseiro de pedra, sabendo que travesseiro serve para apoiar a cabeça quando se deita.

Quem gostaria de ter sob a cabeça um travesseiro de pedra? Pois é, podemos encontrar na Bíblia algumas referências sobre “travesseiro”. O Salmo 4, verso 4 diz: “Irai-vos e não pequeis; consultai no TRAVESSEIRO o coração e sossegai”. O travesseiro serve para consultarmos o coração. O salmista diz para antes de agir sobre o domínio da ira, reclinarmos a cabeça ao travesseiro, e ali, consultar o coração e sossegar. Aquietando-se a cabeça pensa melhor, então podemos examinar com atenção os fatos e agir com justiça, ponderando no que diz a Palavra de Deus e assim não pecar por impulso.

No Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos, capítulo 4, verso 38, também encontramos mais uma referência sobre o travesseiro, diz assim: “E Jesus estava na popa, dormindo sobre o TRAVESSEIRO; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?” Jesus estava dormindo sobre o travesseiro. O travesseiro nos proporciona mais conforto para descansarmos.

O Evangelista Salvador, da Comunidade Batista Evangélica de Belo Horizonte/MG, ilustra a situação de Marcos 4:35-41 da seguinte forma: “enquanto os discípulos amedrontados e perplexos com o temporal de ventos e ondas que subiam pelo barco, temiam a morte por não terem fé (v.40) na palavra que Jesus lhes dissera: “passemos para outra a margem” (v.35); Jesus, dormia sossegadamente sobre uma macia almofada na polpa do barco.

O Evangelista Salvador, contrasta esta situação com o episódio de Marcos 14:37, onde Pedro, Tiago e João dormiam sem terem onde repousar a cabeça. Interessante é que, quando os discípulos tiveram medo, mesmo estando junto do Mestre, Jesus reclinava a sua cabeça sobre um macio travesseiro sossegado e tranqüilo, e, no momento mais angustiante de Sua vida (v.34), os seus discípulos dormiam com a cabeça no chão.” É triste o fato, mas, é verdade. Muitos de nós dormimos com a cabeça no chão porque não temos tempo para Jesus.

Estamos demasiadamente ocupados com a “obra” – a nossa própria, muitas vezes querendo a glória para o nosso nome, deixando Deus em um canto para que quando nós estivermos com vontade e precisando dEle, Ele tenha liberdade para agir.

Agora, se você deseja dormir sossegadamente sob uma almofada é só estar com Jesus junto do seu barquinho... Porque Jesus Cristo é a nossa paz!

Sonolência Espiritual

Nestes dias, o Espírito de Deus está chamando a Igreja, o Seu povo, para despertar-se do sono. Sono este caracterizado por um entorpecimento espiritual, uma inatividade da Igreja em relação ao propósito e ao chamado de Deus para ela.

Você sabe qual é o chamado e o propósito de Deus para a Igreja? Será que estamos conseguindo atingir este propósito ou a medida dele? Nós cristãos, já alcançamos a perfeita varonilidade, a estatura do varão perfeito? Estamos preparados para a volta de Jesus?

Talvez não possamos responder a muitas destas perguntas (talvez nem seja necessário), mas todas as respostas que a humanidade precisa saber estão na Palavra de Deus.

O Pastor Kennet E. Hagin, mestre da Palavra, diz que devemos agir à altura da Palavra de Deus. O Apóstolo Paulo ordena para não nos conformarmos com este século, mas nos transformarmos pela renovação da nossa mente, para que experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm. 12:2).

Então, podemos dizer que, para que a Igreja experimente a boa, agradável e perfeita vontade de Deus deve haver uma transformação em seu modo de pensar – não se conformando com este século e muito menos permitindo que o mundo adrente (se é que já não adentrou suas portas) e alinhando-se com o que a Bíblia diz.

Kennet E. Hagin disse: “Se você quiser aprofundar-se na Palavra de Deus, ela endireitará o seu modo de pensar”.Sabe por que a maioria dos crentes vive uma vida dupla e fracassada e muitas igrejas dormem letárgica e preguiçosamente em suas teologias racionais e em seus dogmas doutrinários? Porque não crêem na Palavra de Deus como Espírito vivificante (Jo. 6:63), mas na letra martirizante (2Co.3:6).

Não possuem uma mente transformada pela Palavra de Deus. Não se pratica comunhão com Deus no intelecto e sim no seu espírito vivificado pelo Espírito de Deus. Deus é Espírito (Jo. 4:24).

João Wesley disse: ‘O diabo deu à igreja um substituto pela fé que parece e soa tão semelhante à fé que algumas pessoas não percebem a diferença’. Chamava-o de assentimento mental. Fé não é um consentimento mental, não é um aceitar pela minha cabeça (intelecto). Mas a fé é desencadeada no espírito do homem – no seu coração (espírito).

Mas, para a fé ser expressada, antes, algo deve desprende-la. E, isso acontece de fora para dentro: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm. 10:17). A fé vem quando ouvimos a pregação, e a pregação é a Palavra de Cristo. Somente a Palavra de Deus pode liberar ao nosso coração a fé. Porém, antes da Palavra chegar ao nosso coração, ela passa pela nossa mente. Por isso Paulo fala em sua epístola aos Romanos para não nos conformarmos com este século, a mesma coisa João Wesley disse.

Este século se refere ao sistema que governa não somente a política, a economia e a cultura, mas também a religião. Uma mente cauterizada pela “razão” não é uma terra boa para se semear a Palavra de Deus, ela deve ser transformada. Você entende? É quase imperceptível, o intelecto imita tão bem o espiritual que “nossas obras” parecem ser a vontade de Deus. Assim dormimos em um imenso travesseiro em relação ao verdadeiro chamado de Deus. “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará” (Efésios 5:14). Provérbios 23:21b diz: “a sonolência vestirá de trapos o homem”. Uma igreja que vive na inerte sonolência espiritual, terá suas obras de justiças como mero trapo de imundícia perante o Senhor (Is.64:6).

Samuel Câmara costuma dizer que, enquanto estamos procurando melhorar a nossa igreja à medida que a igreja do nosso irmão também melhora, estamos ficando sujeitos à um espírito maligno de concorrência, pois se a igreja,muitas vezes da mesma denominação que a minha consegue um programa na televisão, eu preciso conseguir um horário também, caso contrário os “fiéis” da minha igreja poderão ir embora.

Ser[a que estamos firmando os fiéis na palavra ou simplesmente em prosperidade, milagres e etc? Não estou dizendo que que milagres, prosperidade não são de Deus, pelo contrário, são sim formas de Deus abençoar seu povo. Agora eu não me recordo de ver na bíblia nenhuma passagem onde Deus diz que ele é a prosperidade, ele é o milagre, eu encontro sim passagens onde é dito “Eu sou o verbo vivo”. Verbo quer dizer palavra logo, o que estamos fazendo?

E enquanto esse tipo de coisa vai acontecendo o diabo vai entrando nas igrejas, de maneira sutil, quase imperceptível, e ali vai implantando atos ditos proféticos, levando coisas e atos para dentro da igreja que mais parecem obra de macumbaria. Estamos realmente sendo o sal da terra e a luz do mundo?

O TRAVESSEIRO DE PEDRA

No livro de Gênesis, capítulo 28, versos 10 ao 22, encontra o travesseiro de pedra. Dormir em um travesseiro de pedra é o ideal. Para que veja quão indicado é dormir sobre este travesseiro, saiba que nele Jacó foi transformado em Israel – de usurpador em príncipe de Deus. Você quer se transformar em Israel? Então durma em travesseiro de pedra! Gênesis capítulo 28

[10] Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã.

[11] Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir.

[12] E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

[13] Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque.

A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência.

[14] A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.

[15] Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido.

[16] Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia.

[17] E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus.

[18] Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite.

[19] E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel.

[20] Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,[21] de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;

[22] e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.“Tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir” (v.11).

Jacó chegou em um lugar já anoitecendo, resolveu passar à noite ali e fez de uma das pedras do local, um travesseiro para dormir. Você imagina o que é dormir sob uma pedra?

O desconforto, o incômodo e a dor?Travesseiro de pedra nos fala disto, de não nos acomodarmos; fala de desconforto, de uma intensa sensação de desagrado.

A Igreja não pode se conformar com o sistema mundano, carnal e diabólico que se nos apresenta. Enquanto estivermos aqui, neste mundo, devemos dormir sobre travesseiros de pedra, ser o sal da Terra, ser a luz do mundo.

A Apóstola Valnice Milhomens disse: “devemos aceitar antes a morte do que permitir que o mal prevaleça. Há coisas dignas pelas quais morrer e a vida não é digna de ser vivida, se, a fim de viver, tivermos de nos comprometermos com o mal”.

É este, o inconformismo com o mal, que o Apóstolo Paulo nos fala e que nos faz despertar da ociosidade espiritual através da renovação da nossa mente pela Palavra viva de Deus.

IGREJA: SONHAR OS SONHOS DE DEUS

“E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela” (v.12).O verso 12 de Gênesis 28 começa com a expressão: e sonhou... Ou Jacó estava muito cansado ou existe um segredo em dormir usando uma pedra como travesseiro.Muitos estão sob travesseiros de plumas, mas não conseguem sonhar os sonhos de Deus, sonham densos pesadelos – tudo lhes é errado, sempre com uma colocação teológica para contrapor a fé, dizem assim: “Porque não é bem assim... porque naquela época... porque isso e porque aquilo...” – são verdadeiros pessimistas da fé, incrédulos por opção, sonâmbulos da contemporaneidade.

Já vimos que dormir em travesseiro de pedra representa o inconformismo da Igreja em relação ao pecado, ao mundo e ao diabo. É não se sentir confortável neste mundo que jaz no maligno (1Jo.5:19). Pedra também nos fala de Cristo: “E a pedra era Cristo” (1Co. 10:4); “Cristo Jesus, a pedra angular” (Ef.2:20). Dormir em travesseiro de pedra também nos fala de descansarmos em Cristo. Sendo Jesus Cristo a pedra angular e fundamental sob a qual a Igreja é edificada, é em Cristo que a Igreja deve descansar.

Os sonhos na Bíblia também significam revelações e visões de Deus. Assim como Jacó sonhou sobre a pedra, a Igreja, somente possuirá a revelação de Deus (do Seu propósito e Glória) quando estiver reclinado sobre Cristo Jesus.

Nos versos 11 a 15, o texto narra o sonho de Jacó. No verso 13 diz que “perto dele estava o SENHOR”.

Quando sonhamos os sonhos de Deus, o SENHOR se faz presente, Ele sonha junto conosco, compartilhando o mesmo ideal, o mesmo projeto e a mesma visão. Deus disse a Jacó: “A terra em que agora está deitado, eu a darei, a ti e à tua descendência (v.13); em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra (v.14). E, até o verso 15, Deus faz uma seqüência de promessas a Jacó. Estas promessas estão ligadas às promessas de Deus a Abraão. Ao Se dirigir a Jacó, Deus disse: “Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque”. Em Cristo, a Igreja é participante destas mesmas promessas. Essas promessas nos falam de herança de terras; falam de todas famílias da Terra serem abençoadas pela sua descendência. Este é o sonho de Deus para que em Cristo, através da Igreja, todas as famílias da Terra sejam abençoadas.

O sonho de Deus também é que a terra onde estamos deitados seja conquistada – “A terra em que agora esta deitado, eu a darei” - isso significa que onde existir uma igreja, um travesseiro de pedra no qual Deus se revela, a terra, a cidade, a nação, será conquistada para Deus. Aleluia!

DESPERTANDO DO SONO

“Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia.” (v.16)A Igreja deve despertar do sono. O sono é somente um tempo na eternidade de Deus, onde Ele nos revela a sua vontade. Não podemos ficar somente no sono e na visão que Deus nos transfere, primeiro recebemos o chamado, depois respondemos à ele.

A Apóstola Valnice disse: “que só há um modo do mal prevalecer, é quando os homens de bem nada fazem”. Isso é sonhar e não acordar. Deus nos dá os Seus sonhos para que despertemo-nos para eles e executemo-los. [muitos ainda sonham com avivamentos do passado e não acordam para o que Deus está fazendo hoje!] O verso 18 diz: “Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada...” Dormir em travesseiro de pedra nos faz despertar logo cedo, não nos deixa ficar muito tempo na cama... Não há tempo para ficar babando no travesseiro (levantando... de madrugada”).

Jesus disse: “vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora” (Mt.25:13). Você lembra quando Jesus levou Pedro, Tiago e João para orarem com Ele... aquela não era a hora de dormir e eles adormeceram sem onde reclinar a cabeça. Dormir em travesseiro de pedra nos fala de prontidão, de vigilância!

DERRAMANDO A UNÇÃO

“Tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite”. (v.16)

Uma outra característica do travesseiro de pedra é que ele deve ser posto por coluna. Coluna significa pilar de sustentação. Isso significa que, o sonho de Deus para a Igreja deve ser a base do seu trabalho, o sustentáculo do seu ministério. O sonho é a visão, o chamado, o propósito profético de Deus e, esta visão, deve ser a coluna vertebral do ministério da Igreja. Deus é um Deus de sonhos. Quando galgamos um determinado sonho Deus nos dá outro. Sonhos também nos fala de renovo, de esperança de avivamento.

O texto termina dizendo: “sobre cujo topo entornou azeite”. O azeite é o óleo, é a unção, é o Espírito Santo. A unção está no travesseiro de pedra, ou seja, o Seu óleo ungiu o coração da Igreja. Significa que a unção de Deus para a Igreja é derramada quando ela anda na visão e no propósito de Deus. O travesseiro de pedra é o coração da Igreja e o bálsamo do Espírito unge o nosso coração para que possuamos um coração igual do Pai. Um coração alinhado em Deus e na Sua vontade. Oremos, “venha o Teu Reino e faça-se a Tua vontade”.

Autor: Pr. Carlos Garcia Costa

Colaboração: Clécio Júnior de Noronha

Nenhum comentário: