sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Alcançando as Promessas


Texto Chave: II Pe 1.3-4 – Deus nos deu todas as coisas pelo conhecimento das suas Promessas

Ao lermos estes versículos vemos que todas as coisas que precisamos para vivermos uma vida de vitória e sucesso já foi providenciado por Deus, ou seja, tudo o que necessitamos já existe, e está disponível para você.

Por que então, muitas vezes, não conseguimos desfrutar de tais benefícios? Como lemos no verso 3, nós só conseguiremos desfrutar destas promessas, que são milhares, se obtivermos o conhecimento delas na Palavra de Deus. Não adianta dizermos que há na Bíblia milhares de promessas e todas são para mim, é preciso conhecer cada uma delas para poder desfrutá-las.

A pergunta correta seria, quantas promessas há na Bíblia para você (que você conhece)? Somente pelo conhecimento das promessas na Palavra de Deus é que poderemos ser participantes da natureza divina, ou seja, do sobrenatural de Deus sobre nós, pois estas promessas não são pequenas, nem tampouco sem valor, mas grandíssimas e preciosas.

Tudo que somos ou recebemos de Deus é pelo conhecimento das suas promessas, é mais ou menos assim:

Quando queremos fazer uma viagem, nós compramos uma passagem aérea pela internet. Ao imprimir o boleto, nós já pagamos o transporte até onde quisermos, mas temos nas mãos apenas uma passagem, não significa que já chegamos lá, mas por direito, podemos subir no avião e ter a certeza que este vai nos levar até o ponto que desejarmos. Assim são as promessas de Deus, são como as passagens para um vida de vitória, de conquista, de saúde, de provisão financeira e tudo mais que você precisa.

Observe, você quer ir para o Rio de Janeiro, então você se dirige até uma agência de turismo ou acessa o site da empresa de aviação e compra a passagem que lhe permita ir ao Rio de Janeiro. Entretanto, você não conhece o local onde está instalado o guichê da empresa GOL (por exemplo) que o levaria até ao Rio, mas você encontra o guichê da empresa AZUL (por exemplo) que vai apenas até a cidade de Belo Horizonte, então você pensa assim: Ah, eu vou até Belo Horizonte e depois pego um outro avião até o Rio.

Note que esta pessoa poderia ir direto para a cidade do Rio de Janeiro, muito mais rápido e mais eficiente, mas por desconhecer o guichê (promessa) correto, ela perde tempo e se desgasta.

Assim somos nós, quando desconhecemos as promessas de Deus (passagens) para a nossas vidas, perdemos tempo, nos desgastamos, sofremos e as vezes até desistimos por não saber que poderíamos ir diretos para lá.

Queridos, quando chegamos no guichê da empresa correta podemos comprar a passagem (promessa) certa, para o lugar certo, porque Jesus já pagou o preço por cada uma delas, são gratuitas para os Filhos de Deus, mas se não chegarmos ao guichê, ainda que sejamos filhos, ainda que queiramos viajar, nunca sairemos do lugar onde estamos.

As promessas são tão verdadeiras e reais, que a própria Palavra de Deus diz que Jesus é o avalista para cumpri-las, dizendo: todas quantas promessas há de Deus, são nele (Jesus) o sim, e por ele o Amém, para a glória de Deus por nosso intermédio” (II Co 1.20), ou seja, o Senhor não apenas se une com você para ratificar as promessas (sim), mas também para realizá-las em sua vida (amém- assim seja).

Por esta razão o profeta Oséias diz no verso 3 do capítulo 6: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor. Como a alva será a sua saída; ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra”, não podemos nunca parar de conhecer as promessas de Deus para as nossas vidas, temos que prosseguir, pois quanto mais conhecermos mais o sol brilhará sobre as nossas vidas (nascer do sol – alva) trazendo a luz necessária para vencermos em todas as áreas.

Note que ao conhecermos as Palavras do Senhor, ela será como a chuva serôdia ou as primeiras chuvas, que são aquelas usadas para estabelecer o tempo da semeadura, ou seja, se quando, tomarmos conhecimento das promessas de Deus, aplicarmos (semearmos) em nossas vidas, alcançaremos uma grande colheita, resultados sobrenaturais, que nos identificará, como participantes da natureza divina (acima dos resultados naturais).

Observe, que “o Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia”, por mais que as vezes não entendamos porque as coisas não estão acontecendo, Deus nunca se atrasa, se alguma promessa ainda não aconteceu em sua vida, persevere, não desista, mas note, “ele (Deus) é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a se arrepender” (II Pe 3.9), Deus está esperando que talvez você mude de atitude em alguma área de sua vida, porque Ele não quer te perder, Ele te ama e você é muito importante para Ele, mas se há alguma coisa a ser corrigida em você (atitudes, práticas, pecados) é preciso se arrepender, é preciso mudar de rota, é preciso se converter, porque mais que levar você para o Rio de Janeiro (fazer você participante das promessas), Ele quer te salvar.

Faça uma raio-x de sua vida, se analise agora, suas práticas, suas palavras, se preciso for, se arrependa, peça perdão a Deus, e ele te ajudará, te fortalecerá e levará você a participar de todas as suas promessas, e assim, você será conhecido como um filho de Deus, ou seja, vai viver uma vida abundante, participando de tudo o que Deus conquistou para você na cruz de Cristo.

André Caldas e Clécio Júnior

Nenhum comentário: