sexta-feira, 24 de abril de 2009

Esse mundo...


Esse mundo tem jeito sim, essa história de que não dá, já era, está tudo acabado é coisa do cão.

Certo dia desses, indo para a faculdade, me deparei com duas cenas que vou confessar, me levaram as lágrimas.

Primeira cena:

Um tiozinho (como costumo chamar quem eu não seu o nome), estava vendendo suco e salgados, 4 da tarde, de bicicleta, pelas ruas do bairro onde moro. Sempre falando alto, anunciando seu produto, ele fazia e faz as pessoas pedirem para ele parar. Logo após a saída do conjunto, existe uma grande avenida, que liga as duas zonas mais povoadas da cidade de Manaus. Eu nem lembrava mais desse tiozinho do salgado, daí figuei lá na parada e pela rua, do mesmo lado que eu estava, vinha andando um mendigo, com aquele cheirinho de rosas e as roupas lavada com Omo Progress. Ele passou pela para de ônibus e o tio do salgado passou por ele “zimpado”(rápido).

O mendigo deitou no banco da parada e dois minutos depois, esse tiozinho voltou. Todos sabem que ele é pobre, vive em uma casa muito humilde e simples e pelo que me consta, tem 4 filhos que sustenta vendendo os salgados que sua esposa faz. Não precisa ser um gênio para saber que, se ele deixar de vender um salgado que seja, vai fazer falta na mesa de casa, para sua esposa e seus filhos.

Pois ele voltou, estacionou a magrela perto do mendigo, colocou suco em 2 copos, pegou 3 salgados deu ao mendigo e ficou lá, esperando ele comer. Quando ele terminou, esse bom samaritano perguntou se ele ainda estava com fome e ele meio sem jeito disse que sim, mas não poderia aceitar mais nada, pois não tinha como pagar e sabia que depois iria fazer falta. O tio do salgado não pensou dua vezes, colocou mais 2 copos de suco e deu ao mendigo mas 4 salgados e seguiu seu caminho.

Como fiquei impactado com aquilo. Sei que aquele homem não é evangélico, não se converteu ainda, mas mesmo assim ele teve uma atitude que 90% dos que se dizem cristãos não teriam. Ele tirou o pouco que tinha para dividir com quem estava precisando mais que ele. Pelo menos o mendigo vai dormir de barriga cheia. E o tio do salgado...pergunte dele se ele está triste por ter feito aquilo...pode ter certeza que ele está mais feliz que nunca, pois pode ajudar uma outra pessoa. Você que é cristão, pense nesse exemplo e no outro que vou descrever logo a seguir e pense em como está sua vida. Será que o amor ao próximo ainda existe em você, ou você está somente vivendo por viver e o resto que se dane?

Segunda cena:

O semáforo da rotatória do Coroado, aqui em manaus. Quem trafega por ali sabe que o trânsito é horrível, ainda mais com as obras que estão sendo realizadas ali. Hoje, quinta-feira, quando fui à faculdade, o ônibus da linha 352, que uso para me deslocar até àquela faculdade, ficou no prego bem na rotatória do “Coro-corô”. Para variar um pouco, somente um pouquinho, o calor estava pelando.

Fiquei embaixo de umas das passagens do viaduto, e ali naquele ponto, é muito comum encontramos crianças pedindo para levar o vidro dos carros por alguns trocados. Esperei o sinal fechar, para eu atravessar, daí, dentro de um carro caindo aos pedacinhos (os pedaços maiores já caíram faz tempo :)), uma criança de mais ou menos 10 anos, que chorava alto e aquilo me chamou a atenção. Resolvi ficar onde estava fingindo esperar alguém (eita pessoa curiosa). Mas Deus queria que eu ficasse ali mesmo. Quem anda por ali sabe que o intervalo entre o sinal abrir e fechar é de mais de minutos, dependendo do horário.

Voltando á criança, ela chorava por não ter conseguido comprar uma espécie de broa(um bolachão doce, creio ser isso) que se vendem nos sinais aqui de manaus. Pelo que entendi, seus pais não tinham dinheiro. Uma dessas crianças que fica pedindo para lava o vidro dos carros, tirou tudo, veja bem, TUDO o que tinha no bolso e saiu correndo em direção a um desses que vendo essa broa e a comprou. Ele passou por mim e eu pude perceber seu olhos brilhando de felicidade, de alegria.

Quando ele abordou o dono daquele “tétano ambulante”, o motorista ficou até com medo e o sinal abriu e ele arrancou. O menino foi atrás e como o carro parou no sinal seguinte, pude ver o que não queria acreditar, o menino DEU aquela broa para a criança do carro...Criança ajudando criança. O motora encostou o carro, desceu junto com a mãe e abraçou muito aquele menino, que com certeza, mudou a vida daquela família com aquela simples, porém sincera e grandiosa atitude. Dizem que as crianças estão perdidas, estão sem jeito. Mas dessa criança eu posso falar. Já o vi na igreja que congrego, a Nação Canaã, algumas vezes. Não estou dizendo que ele fez isso por causa da minha igreja, mas fez sim por aquilo que diz a bíblia, que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmo e que devemos ensinar a criança naquilo que é certo, no caminho certo, pois depois, mesmo quando ela estiver adulta, crescida, não se desviará.

Vamos viver aquilo que pregamos, o amor, a alegria. Deixemos de ser hipócritas, de ser pessoas que falam para todos que amam seu próximo mas que, quando tem oportunidade, nada fazem.

Não vou falar muito, só pense nisso que você acabou de ler.


Clécio Jr.

Nenhum comentário: