sexta-feira, 24 de abril de 2009

O cristão é alegre?


Leia todo, vale a pena.

Um rapaz pobre queria impressionar a dona da casa, uma senhora rica, e mostrar-lhe como estava com fome, achando que assim ganharia uma boa refeição de graça. Para isso ele ficou de quatro no jardim fingindo que estava comendo grama! Quando a ricaça foi à varanda e o viu disse: "Oh coitadinho! Por que você não vai para o quintal? A grama lá está muito mais alta!" - A generosidade de alguns ricos...

Todos nós precisamos ter um bom senso de humor! A Bíblia diz: "O coração alegre serve de bom remédio!" (Provérbios 17:22). Deus nos criou com um senso de humor e capacidade de rir das coisas engraçadas. Então tenho certeza de que Ele próprio tem senso de humor, principalmente quando vejo algumas coisas e pessoas que Ele criou, e as situações engraçadas nas quais Ele permite que elas se metam. Há quem diga que senso de humor é a capacidade de ver o lado engraçado de uma situação séria e rir das coisas quando elas não são como deveriam ser!

Isso me faz lembrar de uma história, que vou narrar aqui, descrita pelo pastor Jessé Leandro, de Manacapuru.

Um pregador muito formal que conheci há muito tempo, e que quando estava no púlpito sempre usava uma sobrecasaca, semelhante ao atual smoking. Ele era tão exigente em relação ao vinco das calças que, enquanto esperava no seu escritório pela hora de começar o culto, ele as tirava e as pendurava, em vez de se sentar com elas!

Então num domingo de manhã, exatamente quando os alunos da escola dominical estavam indo embora, ele de repente lembrou que precisava fazer um anúncio importante para todas as crianças. Levantou-se rapidamente e correu para fora do escritório gritando: "Crianças, crianças! Esperem! Tenho uma coisa muito importante para lhes mostrar!"

As crianças viraram-se e olharam para ele lá na plataforma. Durante uns segundos houve silêncio, seguido de uma gargalhada geral quando elas viram o pastor ali com o braço levantado segurando o papel com o anúncio, e com a sua cueca samba-canção e os joelhos bem visíveis acima das grades do altar! A congregação dele sem dúvida tinha senso de humor.

Ele, porém, não tinha! Quando olhou para baixo para ver de que as crianças estavam rindo, quase desmaiou, e voltou cambaleando para o escritório, onde quase desmaiou de tanta vergonha, em vez de rir de si mesmo e do seu ridículo esquecimento de colocar as calças antes de subir na plataforma!

Nós às vezes somos sérios demais e levamos algumas coisas a sério demais, principalmente nós mesmos! Saber rir de nós mesmos e dos nossos erros ridículos é uma boa virtude e nos ajuda a permanecer humildes.

Mas quem não consegue rir dos seus próprios erros ou encarar os erros alheios com senso de humor, ou é orgulhoso demais ou leva a vida muito a sério. Deus nos deu a vida para a aproveitarmos, e nos deu a capacidade, os sentidos e o ambiente para isso. O objetivo principal da nossa vida, como Martinho Lutero disse, é "amar a Deus e desfrutar dEle para sempre!" E devo acrescentar: ajudar os outros a fazerem o mesmo, falando-lhes do Amor de Deus e da vida feliz que Ele oferece a todos, especialmente a alegria e o bom humor.

Nem mesmo os mártires morreram tristes ou pesarosos, mas cantando, bradando e louvando a Deus! Se há algo que nós, cristãos, deveríamos ser é um povo feliz, porque temos mais razão para sermos felizes do que qualquer outra pessoa no mundo! Nós temos o feliz amor de Jesus que carrega todas as nossas cargas, leva embora todas as nossas preocupações e alivia nossas tristezas. Quanto ao nosso serviço para Ele, Jesus diz que o Seu jugo é suave e o Seu fardo é leve, e que o caminho do transgressor é que é áspero! (Leia Mateus 11:28-30; Provérbios 13:15; Salmo 144:15.)

Se o jugo dEle parecer duro demais ou o fardo do Seu serviço pesado demais para carregar, então talvez você esteja transgredindo por não estar obedecendo a Deus, não estar "lançando sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de você" (I Pedro 5:7). "Lança o teu fardo sobre o Senhor e Ele te sustentará" (Salmo 55:22). Talvez você esteja querendo carregar demais e se esforçando demais! Não se preocupe e deixe as coisas nas mãos de Deus! Deixe por conta de Jesus! Não trabalhe tanto! Deixe que Ele faça as coisas através de você. Talvez você esteja se esforçando demais, em vez de deixar Deus fazer tudo através do Seu poder, Seu Amor, Sua graça e Sua força! Nós não somos a Associação do Esforço Cristão! Ou seja, não somos cristãos que tentam, mas sim cristãos que deixam as coisas por conta do Senhor, pois sem Ele não somos nada e sozinhos nada podemos fazer!

Então pare de se esforçar tanto! Não se preocupe e deixe tudo nas mãos de Deus! Vá com calma! Pare de trabalhar tanto na sua própria força! Pare de se levar tão a sério! Pare e louve o Senhor, ria com gosto das suas fraquezas e da sua ridícula incapacidade em fazer seja o que for ou realizar seja o que for para o Senhor. Aprenda que se algo vai ser feito, é Deus que tem que fazer através de você e não você através de Deus.

Se Deus pode nos usar para fazer algo, então qualquer pessoa pode Lhe ser útil, porque nós não somos ninguém! Você deveria morrer de rir de si mesmo e de como é ridículo, em vez de querer ser tão sóbrio e levar-se tão a sério. Se Deus conseguiu usar o jumento de Balaão para alguma coisa, então também pode nos usar! (Leia Números 22:23-31).(Imagine a cena.)

Aleluia! Que senso de humor Deus tem! Isso deveria animar qualquer um! Então por que você não dá uma boa gargalhada de si mesmo e admite que é Deus que está fazendo tudo através de você?!

Um outro pastor, de nome Pedro, me contou certa vez que conhecera precioso missionário que tinha feito trabalho de evangelização no Tibete por vinte e cinco anos, quatro deles em território comunista onde era proibido evangelizar. Uma noite, quando ele estava ajudando a lavar a louça, ele, Pedro, fiquei maravilhado com a sua humildade, simpatia e espírito animado e alegre. Ele estava pensando como ele era um grande homem, que tinha feito uma grande obra e como devia ter sido famoso, mas apesar disso ali estava ele lavando a louça humildemente comigo.

Então, como ele, Pedro, também queria ser missionário, lhe fez uma pergunta que achava que ele, mais do que ninguém, deveria saber: "Do que o senhor acha que um missionário mais precisa?" Esperando ouvir uma resposta solene e profunda com base na sua superior sabedoria e vasta riqueza de anos de experiência, imagine como fiquei chocado quando ele simplesmente disse, parando um pouco com as mãos apoiadas na pia e olhando para mim com um sorriso: "Um senso de humor! Saber rir quando você sente vontade de chorar!"

Ele explicou que muitas vezes, sob uma tensão quase insuportável, nas circunstâncias mais amedrontantes, uma boa gargalhada praticamente salvou a sua vida e seus nervos! Afinal de contas, se você sabe que o Senhor vai cuidar de tudo de alguma forma, pode se dar ao luxo de sorrir e rir de uma situação que pareça impossível e de circunstâncias ridículas. Você sabe que Deus tem que fazer um milagre!

Quando eu era menino, mesmo ainda não cristão, nem minha mãe, a gente passava por poucas e boas. Sempre faltava alguma coisa e por quantas vezes, “do nada”, aparecia um dinheiro que estava faltando, ou a gente a olhar na panela de comida e ainda havia o suficiente para aquela janta e para o almoço do dia seguinte. Lembro que minha mãe e eu ficávamos alegres, sem entender nada, mas alegres.

Eu me lembro que uma vez quando era pequeno, precisávamos de dez centavos para comprar pó de café para o café da manhã, e não tínhamos nem um tostão! A minha mãe disse: " Vamos ter que fazer chá de mato :)." E quando paramos na esquina, um moeda novinha de dez centavos caiu literalmente do céu e rolou pela calçada! Nunca conseguimos entender como ela foi parar ali, de onde caiu nem quem a deixou cair, a menos que tenha sido o próprio Deus! Que piada! Não podia ser mais cômico: jogar moedas do céu! Quem mais iria operar desse jeito?

E esse não foi a primeira vez. Quantas vezes eu não encontrava moedas pela rua, e usava para comprar comida, dindim para refrescar esse calor aqui do amazonas.

Mas Deus gosta de fazer as coisas de forma diferente, de uma forma que para nós muitas vezes é perfeitamente ridícula e esquisita a ponto de ser engraçada, aparentemente impossível e, francamente, absurda, só para mostrar o Seu poder. Só para mostrar que Deus não está sujeito a convenções, tradições, costumes nem a nenhum tipo de impossibilidades!

Então saiba rir e fazer piada de si mesmo. Você é a coisa mais engraçada que Deus já fez. Você não podia ser mais ridículo! Só saber disso vai ajudar a mantê-lo humilde! Humor com toda certeza ajuda a humilhar a gente! Não há nada melhor do que a humilhação de uma boa piada a nosso respeito para evitar que fiquemos super sérios e achando que somos melhores do que os outros.

Todos nós precisamos de uma boa gargalhada! Tenha um senso de humor! Permaneça humilde sabendo achar graça das coisas! Ria de si mesmo! Só não exagere, pois há um tempo para tudo. Há um tempo para rir e um tempo para chorar - um tempo para tudo. (Leia Eclesiastes 3:1-4.) Mas vamos sempre tentar sorrir apesar das lágrimas. Um raio de sol é ainda mais lindo no meio da chuva. Vamos ter um pouco mais de alegria e riso, e não tanta tristeza e desgraça! Em vez das pessoas terem que passar por tanto inferno, vamos dar-lhes um pouco mais de Céu! Como escreveu Ellen Wheeler Wilcox: "Ri, e o mundo rirá contigo! - Chora, e chorarás sozinho!"(Descobri o nome dela depois de muitooo pesquisar, já tinha ouvido essa frase mas não sabia de quem era.)

O mundo já conhece inferno, que chegue! Vamos mostrar-lhes um pouco mais de Céu! - "Amor, riso e paz para sempre", e que hoje você pode ser livre! Aleluia! Louvado seja o Senhor! "Exultai e alegrai-vos, porque grande é o vosso galardão nos Céus" (Mateus 5:12).

Então sejamos felizes! Não seja teimoso e do contra como a velha mula Matilda, preste atenção nessa história.

Depois de passar um domingo ouvindo "nãos" e "não faça isso" na casa do seu avô que era muito religioso, super rígido e carrancudo, e onde não se podia brincar aos domingos, o coitado do Joãozinho andava pensativamente pelo celeiro e, afagando o longo focinho de Matilda, disse: "Querida Matilda, você deve ser muito religiosa, pois está sempre carrancuda, igualzinho ao vovô!" Essa é a idéia que algumas pessoas fazem de religião! Por favor, que não seja a nossa!

Dia desses na faculdade, conversando e rindo com alguns colegas de classe, um deles comentou que viu em meu orkut que sou cristão. Todos me olharam e perguntaram se eu realmente era evangélico e eu falei que sim, Muitos ficaram admiras, pois assim como Joazinho e a mula Matilda, muitas pessoas acham que ser cristão é ser chato, ficar alheio as coisas alegres da vida, ser sempre fechado e carrancudo.

DEUS ME LIVRE DISSO. Quem me conhece sabe que eu dou risada até do vento. Falei para eles que, exatamente por eu ser cristão, eu tinha que ser feliz, pois eu possuía uma coisa que muito se busca, muito tem se debatido em faculdades, inclusive em meu curso, que é a paz, o amor pelas pessoa, a vontade de ver todo mundo bem e feliz e não o desejo de ser uma pessoa individualista que vive triste. Conheço algumas muitas pessoas que possuem dinheiro, possuem status, moram em mansões faraônicas, mas acho que o último riso que deram foi...nem elas devem saber. Quando essas pessoas da minha sala descobriram que eu era cristão, comentaram que, realmente, havia alguma coisa diferente em mim, uma paz, uma “energia legal” rsrsrs. Essa energia se chama Jesus.

Você que está lendo esse texto agora, chegou até aqui o fim, quero primeiramente dar-lhe meus parabéns por ter conseguido ler tudo. Leia mais, adquira mais conhecimento, isso faz um bem impressionante.

Segunda coisa: quanto tempo faz que você não ri de verdade, até ficar com a barriga doendo? Quanto tempo faz que você filho, não se diverte com seu pai, não abraça sua mãe e ri junto com ela? E você pai e mãe, quanto tempo faz que não se diverte com seus filhos, com sua família? Rir, cientificamente falando, para quem é cético, libera substâncias relaxantes na corrente sanguínea, o cérebro trabalha melhor, as sinapses ficam mais “ordenadas” e por ai vai.

Ria sempre, seja feliz. Se você é cristão, meus parabéns, você já deu um passo grande, Se você é cristão-matilda, vá se converter e mostrar para os outros que viver com Cristo é viver feliz. Se ainda não é Cristão, saiba que somente Jesus pode mudar sua vida e lhe dar uma alegria que só quem vive sabe o que eu estou falando.

Ufaa... Terminei (vão dizer que esse texto é a minha cara)

Clécio jr.

2 comentários:

clecio junior disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Professora de Francês disse...

Amor.. isso lá é bem verdade.. esse texto é a sua cara....quem te conhece sabe bem quando vc não esta feliz... melhor dizer de todo, extremamente feliz, se é que existe meio ou pouco feliz... ainda não descobri isso.. o certo é AMO o seu jeito de viver a vida, a qual contagia a todos, principalmente a mim...é muito engraçado ver as pessoas nos dizendo que um da corda pro outro.. gente apena vivemos felizes... e a final somos de Cristo e esperamos nEle, e se a nossa esperança, alegria, vida em fim tudo é e vem dEle como podemos viver feito a Maltide rsrsrrsrsr....te amo Lidianne