quarta-feira, 1 de abril de 2009

O pecado, o pecador e a intolerância


Você sabe a diferença entre o pecado e o pecador? Há uma diferença bem clara entre estes dois termos: o pecado é uma atitude que desagrada o coração de Deus e que vai contra toda a sua Lei. “[...] porque o pecado é a transgressão da lei.” (1Jo 3.4b). O pecador é quem pratica o pecado. “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando [...]” (1Jo 3.9). Isso é muito óbvio, você internauta já deve ter pensado isso, mas hoje em dia estes conceitos têm se misturado. E alguns frutos desta falta de compreensão, a indiferença e a acepção, por exemplo, têm causado confusão e gerado em nós cristãos atitudes erradas em relação ao próximo que não compactua da mesma fé ou religião que a nossa.

Hoje em dia há um certo partidarismo entre as igrejas cristãs, dentro e fora delas e ainda entre igrejas de mesma denominação. Esta situação entristece o coração de Deus. Por que temos agido com indiferença em relação às pessoas de outras denominações ou religiões diferentes da nossa?

Deus ama os pecadores, ele abomina o pecado. Quantas vezes nos enchemos do orgulho de sermos “crentes” ou “cristãos” e julgamos as pessoas pela aparência ou pelo o que elas praticam. “Ih, tá vendo aquele irmão ali? Ficou sabendo do que ele fez? Pois é, só Jesus!”. Essa frase já é de praxi. É obvio que não devemos compactuar com o pecado e nem sermos cúmplices dos pecados dos outros, mas não devemos deixar de estender nossas mãos para o necessitado. Se uma pessoa caiu em pecado, ajude-a! Não vire as costas! Se ela não quiser ajuda “são outros quinhentos”, mas se a pessoa em questão estiver com o coração aberto ao arrependimento, não devemos jogar pedras e sim amá-la como Jesus nos amou.

Outro ponto interessante para se refletir é a incompatibilidade de “religião” ou “crença”. Isso é muito comum aos ambientes de trabalho e dentro de nossas casas. Em qualquer lugar que formos certamente não encontraremos pessoas iguais e todas com os mesmos pensamentos e idéias. Nos diferenciamos uns dos outros em muitas coisas. E uma das questões que mais gera o ódio e a intolerância é a falta de respeito que muitas vezes nascem da nossa incapacidade de aceitar a visão e as escolhas dos outros. Além de ficarmos discutindo doutrinas quando lidamos com pessoas da mesma religião que a nossa. “Mas não entres em questões loucas, genealógias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.” (Tt 3.9).

Nós temos um defeito muito grande quando vamos evangelizar, por exemplo, muitas vezes desrespeitamos a fé dos outros e queremos empurrar de qualquer jeito o que desejamos apresentar. Não temos que ficar discutindo filosofias ou teologias mas sim apresentar a Cristo. Se alguém lhe faz uma pergunta, é excelente expor seu ponto de vista, porém sem esquecer de nunca invadir o direito do outro. Ressalto ainda que é importante ser sensível para compreender que se sua opinião vai ferir alguém ao invés de gerar reflexão, é melhor nem opinar. Até porque não é pelo muito falar mas sim pelo poder do Espírito Santo que convence da justiça, do pecado e do juízo. “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” (Jo 16.8).

Temo se o que afirmo aqui parece muito pesado para você, mas não parece que o ser humano tem a mania de ser fazer “intocável e inacessível” quando encontramos um ambiente favorável de convivência? Ou seja, depois que nos enturmamos esquecemos que existem pessoas que precisam de nós e que também precisamos dos outros.

Outro dia estava reparando, quando eu e meus amigos estamos reunidos acabamos por não dar abertura para conhecer novas pessoas. Aplico isso para eu mesma, quantas vezes me peguei convivendo apenas com meu grupinho fechado, amigos de Ministério e me esquecendo de dar atenção a muitos jovens como eu, que sempre estão perto de mim.

É tempo de refletirmos sobre nossas atitudes e nos voltar para o que Deus quer nos ensinar. A unidade da Igreja, do povo de Deus, fará com que não só a nossa vida mude mas que as das pessoas ao nosso redor também sejam transformadas.

Que Deus abençoe a todos!



Nenhum comentário: