quarta-feira, 25 de junho de 2008

Micos do Windons


Esta coluna é uma homenagem às “Sete Grandes” - sete falhas idiotas no Windows que tornam tão difícil copiar arquivos do ponto A para o ponto B. Deus, todas elas foram corrigidas no Vista, certo? certo? alô?

Enquanto uso o Windows, existem três palavras que temo em ouvir: “Preparando para copiar”. Veja, essas palavras são parte de uma bagunça enorme que existe praticamente desde a primeira versão do Windows, e embora eu não tenha usado o Vista o suficiente para ter certeza, o caos na cópia de arquivos continua e parece alguma piada de mau-gosto que deve ser absolutamente hilária para os desenvolvedores da Microsoft.

1. O fenômeno do tempo flutuante

Tente mover uma pasta daqui pra lá, e você recebe a mensagem de “Preparando para copiar” - seguida de um tempo estimado para o término da tarefa de cinco horas! Ok, é uma pasta enorme, então você decide ir até a sala ver um pouco de TV enquanto isso. A cópia começa. Parece que está indo bem. Na verdade, está indo bem depressa. E então o tempo estimado cai para duas horas! E depois pula para três horas! E depois de volta para duas horas e dez minutos! O que há de tão complicado em estimar o tempo necessário? Será que eles não sabem tirar uma média?

2. A síndrome das perguntas atrasadas

Você tem aquela cópia de cinco horas em andamento, e decide sair para ver TV, Volta quatro horas depois, e nada foi copiado! Há uma caixa de diálogo perguntando se você quer realmente mover um arquivo marcado como somente para leitura. Daí você clica em Yes, e a cópia ainda vai levar mais cinco horas para terminar.

3. A anomalia dos arquivos com nomes longos.

Lá está você, copiando a tal pasta, e quase no fim do processo tudo pára porque um arquivo que tem um nome longo demais para ser copiado. O quê? Como é que o arquivo foi criado, pra começo de conversa, se o nome dele é longo demais? Nunca entendi isso. E por que o sistema não finaliza o trabalho e deixa o arquivo compridão para trás?

4. Abortar por causa de um disco cheio

Esse é dos bons. A mensagem “Preparando para copiar” aparece, e a máquina parece estar fazendo alguma coisa. E então ela aborta a operação do nada porque seu HD está cheio. Ei, imbecis da Microsoft! Eu tenho uma idéia! Que tal verificar se existe espaço livre no disco de destino ANTES de começar a cópia? Qual é a finalidade da função “Preparando para Copiar”, afinal?

5. O paradoxo da lentidão por causa de múltiplas pastas

Você tenta copiar uma pasta e recebe um tempo estimado de uma hora para completar o processo. Daí você tenta copiar mais uma, e o Windows diz que essa vai demorar 30 minutos. Mas aí a primeira pára, e o tempo estimado para completar a cópia pula para uma hora e meia. A cada pasta a mais, o tempo sobe às alturas. Mas se você copiar todas as pastas de uma só vez o tempo total é significantemente reduzido. Ou seja, o miserável do gerenciado de tarefas do Windows não está copiando todas as pastas ao mesmo tempo. Como um idiota, ele copia um pouco de uma pasta e uma pouco de outra e assim por diante – qual será a dificuldade pra resolver isso?

6. A supresa com o “Sim para todos”

Você recebe uma mensagem durante uma cópia de arquivos perguntando se você gostaria de substituir um arquivo já existente com o mesmo nome, e você sabe que existem vários outros que terão de ser substituidos, então marca a opção “Sim para todos”. Isso deveria significar que você está respondendo sim para todas as perguntas do mesmo tipo, e pode descer para ver mais TV. Mas não! A caixa de diálogo reaparece logo em seguida com a mesma pergunta! Quantas vezes preciso marcar a opção “Sim para todos”, para que o computador entenda o que quero?

7. A pegadinha do “Não posso apagar este arquivo”

Depois de tudo, o processo inteiro é interrompido por um arquivo que de alguma forma está bloqueado. Pode até ser um vírus, e você não pode apagá-lo independente do que faça. Vamos deixar isso bem claro: Um programa pode instalar um arquivo em minha máquina e depois bloqueá-lo mas eu, o dono do computador, não posso remover o arquivo? Isso faz algum sentido para vocês?

Bem, aqui estão eles. Todos nós já os enfrentamos, pensando com nossos botões: “Meu Deus, será que isso não acontece com o Bill Gates? Se sim, por que ele ainda não tomou alguma atitude?”. Não tenho idéia. E aposto que o Vista traz novos bugs na cópia de arquivos que nunca vimos antes.

By John C. Dvorak - PC Magazine

Nenhum comentário: