sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Cristão e a pirataria




Ai daquele que edifica a sua casa com iniquidade, e os seus aposentos com injustiça; que se serve do trabalho do seu próximo sem paga e não lhe dá o salário.” Jeremias 22:13

“...não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade de seus próprios pensamentos.” Efésios 4:17

Ele vos deu a vida, estando vós mortos em vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo...” Efésios 2:1-2

E não vos conformeis com esse século...” Romanos 12:2

A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.” Romanos 8:19

O acesso à informação, à músicas em formato mp3, o download de álbuns de artistas pela internet já se tornou um hábito, já é uma coisa rotineira (para alguns), como tomar água, escovar os dentes e comer.

Querem nos fazer acreditar que o curso do mundo em que vivemos é esse mesmo. Que devemos nos beneficiar das pessoas, mesmo que isso implique em ser inescrupuloso.

Costumo brincar com alguns irmãos que o “ministério” que mais tem crescido dentro das igrejas é o CDR (Cristãos Dividindo o Reino). Procure em algum “case” de cd's que lá vai estar esse ministério.1, 2,3 ..um monte de cds piratas, cópias inocentes feitas do cd de um irmãos que trabalhou, orou (assim espero), pediu discernimento de Deus na hora de compor as letras, gastou com estúdio e por ai vai.

E o irmãozinho pede emprestado o cd, acha muito edificante e impactante e faz uma cópia para também ser edificado. Oque ele está fazendo? Está transformando benção em maldição. Falo com conhecimento de causa sobre isso. Falarei aqui um pouco da minha experiência nessa área. Logo que me converti, ouvi dois louvores que ministraram muito em minha vida com Deus que foram Mais que abundante – André Valadão e Meu melhor – Ministério Apascentar. Quando escutei essas músicas, fui procurar saber quem cantava e pedi emprestado os cds. Quase os furo de tanto ouvir. Quando fui devolver, veio aquela seta do cão: “Faça uma cópia ou peça para o irmão fazer. Afinal, você está sendo tão edificado com isso não é verdade?”.
Fiquei com vontade de fazer isso, mas não o fiz. Fiquei alguns meses esperando grana para comprar esses cd's e muitos outros que tenho hoje em minha coleção. Mas o que quero mostrar é que, quando comprei os cds originais, quando paguei pelo trabalho do irmão, fui muito mais ministrado do que quando ouvi as músicas, pois entendi que era errado fazer aquelas cópias. Mas precisava de um respaldo bíblico, que eu rapidinho achei, graças à Deus, e os coloquei no início desse texto.

Essa questão da pirataria vai muito mais além do campo dos cd's. Vai desde tirar uma cópia de um livro sem autorização da autora, baixar um e-book na internet sem a permissão do detentor dos direitos autorais do livro, pegar um software “grátis” para instalar em seu computador, e muitas outras coisas.

No primeiro versículo que deixei, fala daquele que edifica sua casa com injustiça e iniquidade e não dá ao seu próximo seu salário, sua paga. Quantos irmãos existem por ai, que solicitam um serviço e não honram seus compromissos, tem o dinheiro para pagar mas não o fazem. Copiam livros cd's e não dão devida paga aos que trabalharam para elaborar aquele material.

Será que você que é cristãos, tem andado como os gentios, na vaidade de seus próprios pensamentos, segundo o curso desse mundo, em um estado que se conforma com essas coisas, achando normal e natural tudo isso?
É duro muitas vezes você querer alguma coisa, um cd de um ministro de louvor que te toca muito, mas você está sem ter condições de comprar. Espere meu irmão, não sucumba as coisas que esse mundo lhe impõe.

A criação aguarda ansiosa a manifestação dos filhos de Deus. Essa manifestação vai começar com as pequenas coisas, com as pequenas atitudes. Não pense que essa manifestação vai ser você andar sobre as águas, curar os enfermos, levantar pedras..Como Deus irá operar através de você, essas maravilhas se prodígios se você não se conserta? Se não é capaz de comprar nada original, simplesmente empresta os cd's de seu irmão e sai fazendo cópias e mais cópias e o que é pior, sai espalhando essas cópias e ainda incentiva seus irmãos em Cristo a fazer o mesmo?

O mais interessante é existirem pessoas, que ainda tem a cara de pau de dizer :
“Eu estava precisando tanto ouvir esse louvor e pedi para Deus me mandar alguém, para eu poder copiar o cd para meu computador. Somente eu vou ouvir”.

Ficamos muito preocupados com outras coisas não é verdade? Contas que estão vencendo, almas que precisam ser libertas, casamento, noivado filhos... Copiar um ou outro cd não vai matar ninguém, alguém pode pensar. Será que não mesmo? Imagine um ministro de louvor como o Fernandinho, Andre Valadão..Se todos comprassem seus cd's e dvd's piratas, será que muitas pesssoas não iriam ficar desempregadas? E o pior, até se desviar dos caminhos de Deus? Pode ser que sim, pode ser que não.
Será que vale arriscar? Eu prefiro continuar comprando o original, mesmo que muitas vezes somente 2 ou 3 músicas ministrem em minha vida, é bom saber que pude ajudar o irmãos em seu trabalho.

Já pensou você trabalhando duro, por meses e meses, passando noites sem dormir, trabalhando para criar um produto legal, que todos gostem e antes mesmo de ele ser comercializado, já estão vendendo o pirata? Creio que a sensação não deve ser das melhores.


Pior é ver ministros de louvores, com sua cultura consumista (isso é assunto para outra ministração) comprarem o cd pirata dos irmãos, pois precisam tocar a todo custo aquele louvor no culto de domingo. Será que Deus se grada verdadeiramente disso.

Isso tudo que falei aqui, não se restringe somente à cantores cristãos, vale para TODOS, mesmo os ímpios. Afinal temos que fazer diferente, temos que ser diferentes, pois afinal, a criação aguarda ansiosa a SUA manifestação, filho de Deus.

Antes que alguém questione se tenho ou não cópias de cd's, tenho sim. Cópias de distribuições GNU/LINUX, que é o sistema operacional que uso em meu computador.

Até nisso o LINUX ajuda..Te ajuda a não pecar, fazendo cópias do Corel Draw, AutoCad, MicroSoft Office e por ai vai.. hehehehe
Usem o LINUX, eu recomendo....

Paz

Clécio Júnior de Noronha

2 comentários:

garoutao disse...

Muito interessante o texto , independente de credo ou religiao, serve para todos persarmos e refletirmos melhor.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto, eu diria, "informativo".
Todos nós, como o amigo garoutao comentou, cristãos ou não, devemos nos conscientizar que sobre a má pratica da pirataria.
Uma coisa que me veio à mente ao ler o texto, é que, ao longo da minha vida não fui um exemplo dos mais "certinhos", e já adquiri muitas músicas piratas.
O que eu gostaria de ressaltar, até para outros irmãos refletirem se o mesmo acontece convosco, e inclusive foi mencionado no texto, é que as músicas que ouvi em CDs que adquiri legalmente, originais, me produziram muito mais prazer ao ouví-las! E as lembranças destas músicas, entre evangélicas e seculares, permanecem mais vivas em minha mente, e sinto prazer em ouví-las quando tocam nas rádios, elas simplesmente me fazem bem.
Isso é um fato curioso, ainda mais se tratando de cópias digitais, que são cópias "exatas". Ou seja, não perdem "qualidade" como acontece ao copiar Fitas Cassetes.
Fica a reflexão.
Parabéns pelo criador da postagem muito edificante, Clecio Júnior! Certamente contribuiu para que eu passe a consumir somente produtos originais, sejam eles jogos, software para computador, músicas, filmes, etc... Ainda que meu dinheiro talvez não permita dessa forma que eu consuma uma vasta quantidade de títulos.
Ou seja, preciso mesmo tomar vergonha na cara!
Abraços à todos! ;)