quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ainda que



Texto Chave:
Habacuque 3:17-19


- Como vai a sua vida? Como vai a sua família? Como vai a sua fé? Ainda que a nossa vida não esteja como a gente gostaria, não vamos desistir de viver. Ainda que o nosso relacionamento familiar não esteja bom, não vamos desistir da família. Ainda que a nossa fé não esteja tão firme, não desistiremos de Deus!

- O Profeta Habacuque, um dos 12 profetas menores, provavelmente vivendo nos dias da invasão babilônica de Jerusalém, trata do sofrimento dos filhos de Deus e conclama a todos a permanecerem firmes na fé, a fim de que Deus possa lhes dar a vitória (Hab 2:4 "... O justo viverá pela fé")!

I - AINDA QUE A FIGUEIRA NÃO FLORESÇA

A figueira foi utilizada por Jesus para falar da esterilidade espiritual e falta de fé (Mateus 21:19; Lucas 13:6-9; Marcos 11:13, 20-21). Ela simboliza a nossa vida espiritual que precisa estar viva e produzindo frutos todo o tempo, sob pena de secarmos, morrermos, sermos arrancados da terra. O Profeta Habacuque, mesmo vendo a falta de fé do povo, não perdia a esperança de que Deus poderia transformar aqueles corações. Como vai a sua fé? Como vai a sua produção de frutos para Jesus? Saiba que "ainda que a sua figueira não esteja florescendo", continue crendo e Deus vai honrar a sua fé. Ainda que você diga não ter fé para crer em Jesus e entregar a sua vida a Ele, Deus pode colocar fé em seu coração e fazê-lo feliz, basta você dizer sim para Jesus e convidá-Lo para entrar na sua vida!

II- AINDA QUE FALHE O PRODUTO DA OLIVEIRA

A oliveira era nativa na Palestina e muito comum ali, quando o povo de Israel entrou para tomar posse da terra prometida (Dt 6:11). O fruto da oliveira é a azeitona, de onde se produz o azeite que serve para a unção, entre outras utilidades. Um fato curioso é que a oliveira é uma das poucas árvores capaz de atingir séculos de vida sem nunca adoecer, daí a associação dela com a cura, a saúde, a longevidade. Podemos dizer que "ainda que falhe a saúde", todavia podemos confiar em Deus, pois Ele pode curar todas as nossas enfermidades (Salmo 103:1-5). Você está precisando de alguma cura? Tem alguém da sua família que está enfermo? Vamos orar e pedir a Deus a cura? Ou será que você não crê que sua fé pode salvar e curar os enfermos? Você precisa que orem por você ou que lhe deem algum objeto ungindo, consagrado e etc? Você já experimentou orar sem precisar disso? Por algum acaso, Jesus nos ensinou que devemos curar as pessoas através do toque com objetos ungidos? Pare e pense um pouco. Veja a vida d profeta Habacuque. Deus quer curar também a nossa alma e nos dar a vida eterna por meio de Jesus.

III- AINDA QUE NOS CURRAIS NÃO EXISTA GADO

Com a invasão do exército babilônico em Jerusalém, toda a criação de animais foi levada como despojo e o povo ficou em completa pobreza e miséria, passando fome. Não tinha mais gado, não tinha mais leite para as crianças e o desespero começava a tomar conta das famílias. Aí o Profeta Habacuque convida o povo a continuar crendo em Deus, ainda que "nos currais não houvesse mais o gado". Tem gente que só busca a Deus nas dificuldades e ao conquistar a bênção, se esquece de Deus. Outros só querem as bênçãos de Deus, mas não querem o Deus da bênção. Qual é a sua situação? Você deseja buscar o Deus da bênção e ser abençoado por Ele? Você deseja seguir e servir ao Deus da bênção?

O Profeta Habacuque, em meio ao sofrimento, levanta a sua voz e declara a sua fé inabalável, dizendo que nada o faria abandonar a Deus. E ainda que viessem os problemas, todavia ele confiaria e se alegraria no Deus da sua salvação. E você, já fez do Senhor o Deus da sua salvação? Ainda que venham os problemas, declare a sua fé e confiança em Deus e você será um vencedor! Qual é a situação em que você precisa e pode dizer: "Ainda que ...., eu permanecerei fiel"? "Todo aquele que perserverar até o fim será salvo".

Clécio Júnior

2 comentários:

Silvio Koerich disse...

Passa no meu blog e vê se gosta

Tô te seguindo agora

abraços

Fabricia Silva - Brica Silva disse...

Ainda que não vejamos nada, sempre haverá esperança.
Bj!