quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Caminho da vitória


O Caminho da Vitória (Josué 6:1-16)
Introdução
Um dos grandes impedimentos para o sucesso e o êxito de muitas pessoas é a hereditariedade. Freqüentemente, o futuro dos filhos é determinado, como conseqüência das atitudes de seus pais. Do ponto de vista espiritual, acontece à mesma coisa. O discipulado é um processo de reprodução que gera pessoas semelhantes a nós. Precisamos saber, portanto, de que maneira estamos sendo influenciados e conseqüentemente, influenciando as pessoas. Deus deseja para nós uma vida de sucesso, tendo como padrão de excelência, e modelo, Jesus. Um líder de sucesso caminha para a vitória. VEJA DO QUE DEPENDE A NOSSA VITÓRIA:

1) DEPENDE DE TERMOS UMA VISÃO DADA POR DEUS (v. 1-2)
Deus deu a Josué uma visão de vitória - (Josué 1:1-9). A cidade de Jericó personifica a vida de muitas pessoas: uma cidade sitiada. Essa é a situação de uma pessoa que vive sem a revelação de Deus, não tem a visão de Deus. Tem um grande potencial, tem qualidades, talentos, mas estão se debatendo com as suas próprias limitações. Conquistar Canaã era a chave de toda a estratégia de Josué. Porque Jericó bloqueava a entrada dos israelitas na terra que haviam recebido de Deus por promessa. O primeiro passo para a vitória consiste em nossa visão ser aberta para o fato de que há muralhas que impedem nosso acesso ao que Deus tem de melhor para nós.Quais são as muralhas que impedem você de ver como Deus vê?a) Indisposição; b) Incredulidade; c) Medo; d) Deixar de fazer;

2) DEPENDE DA NOSSA POSTURA (v.3)
O trabalho de guerra deve ser feito por soldados. E os soldados são treinados previamente para terem uma postura correta diante do combate. O êxito na conquista dos territórios que Deus quer nos dar vai depender do nosso posicionamento diante do comando que recebermos do Senhor. Não podemos querer colher o sucesso, plantando a passividade. Não podemos querer colher o êxito na visão celular, plantando indisposição. Não podemos lutar por nós mesmos sem considerar a estratégia, o plano de Deus. Devemos ter cuidado para não prejudicarmos o que Deus quer fazer, por causa do que queremos fazer.

3) DEPENDE DE SABERMOS USAR A ARMA CERTA NA HORA CERTA (v. 10)
Parece que a surpresa fazia parte do plano de Deus para a derrubada das muralhas. O segredo era gritar ao comando de Deus.O povo, a princípio, não deveria gritar, a sua voz não deveria ser ouvida e nem palavra sair da sua boca. Os gritos seriam dados no momento certo. Gritar no momento errado serve apenas para identificar nossa posição. Nos tornamos alvos mais fáceis para o nosso inimigo. Cuidado com o que você fala. Não basta ter as armas na mão, é preciso saber usá-las na hora certa. Não podemos usar as armas que temos na hora errada.

4) DEPENDE DA ALIANÇA QUE TEMOS COM DEUS E COM A LIDERANÇA SOBRE NÓS.
Na luta para derrubar as muralhas o processo teria de ser completo:I. Não poderiam faltar homens armados;II. As trombetas não poderiam parar de tocar;Tudo isso teria de ter a cobertura da aliança. Se o processo estiver completo, pode gritar que o Senhor entregará a cidade (v. 16). Do contrário você ficará rouco de tanto gritar e nada vai acontecer. A vitória é para aqueles que tem uma aliança firme com o Senhor Jesus. Quando Deus vê o louvor e as manifestações humanas, sejam quais forem, Ele as observa e busca no meio dos homens armados e dos sacerdotes com trombetas a Arca da Aliança. Sem ela não há benção.Temos que aprender a honrar nossos líderes. A todo custo preserve sua postura de honrar seus líderes e Deus te fará colher o que foi semeado.Precisamos estar cientes da profundidade de uma aliança para podermos cumprir com ela.

Clécio Júnior

Nenhum comentário: