quarta-feira, 24 de junho de 2009

Voltando.....


Escrevi algumas coisas bem impactantes...Durante essa semana estarei colocando no ar....
O primeiro estudo é sobre "A pirataria" e sobre "A mudança que Deus faz"
Aguarde

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Off Line

Aguarde, muitas novidades estão vindo por ai

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Ainda que



Texto Chave:
Habacuque 3:17-19


- Como vai a sua vida? Como vai a sua família? Como vai a sua fé? Ainda que a nossa vida não esteja como a gente gostaria, não vamos desistir de viver. Ainda que o nosso relacionamento familiar não esteja bom, não vamos desistir da família. Ainda que a nossa fé não esteja tão firme, não desistiremos de Deus!

- O Profeta Habacuque, um dos 12 profetas menores, provavelmente vivendo nos dias da invasão babilônica de Jerusalém, trata do sofrimento dos filhos de Deus e conclama a todos a permanecerem firmes na fé, a fim de que Deus possa lhes dar a vitória (Hab 2:4 "... O justo viverá pela fé")!

I - AINDA QUE A FIGUEIRA NÃO FLORESÇA

A figueira foi utilizada por Jesus para falar da esterilidade espiritual e falta de fé (Mateus 21:19; Lucas 13:6-9; Marcos 11:13, 20-21). Ela simboliza a nossa vida espiritual que precisa estar viva e produzindo frutos todo o tempo, sob pena de secarmos, morrermos, sermos arrancados da terra. O Profeta Habacuque, mesmo vendo a falta de fé do povo, não perdia a esperança de que Deus poderia transformar aqueles corações. Como vai a sua fé? Como vai a sua produção de frutos para Jesus? Saiba que "ainda que a sua figueira não esteja florescendo", continue crendo e Deus vai honrar a sua fé. Ainda que você diga não ter fé para crer em Jesus e entregar a sua vida a Ele, Deus pode colocar fé em seu coração e fazê-lo feliz, basta você dizer sim para Jesus e convidá-Lo para entrar na sua vida!

II- AINDA QUE FALHE O PRODUTO DA OLIVEIRA

A oliveira era nativa na Palestina e muito comum ali, quando o povo de Israel entrou para tomar posse da terra prometida (Dt 6:11). O fruto da oliveira é a azeitona, de onde se produz o azeite que serve para a unção, entre outras utilidades. Um fato curioso é que a oliveira é uma das poucas árvores capaz de atingir séculos de vida sem nunca adoecer, daí a associação dela com a cura, a saúde, a longevidade. Podemos dizer que "ainda que falhe a saúde", todavia podemos confiar em Deus, pois Ele pode curar todas as nossas enfermidades (Salmo 103:1-5). Você está precisando de alguma cura? Tem alguém da sua família que está enfermo? Vamos orar e pedir a Deus a cura? Ou será que você não crê que sua fé pode salvar e curar os enfermos? Você precisa que orem por você ou que lhe deem algum objeto ungindo, consagrado e etc? Você já experimentou orar sem precisar disso? Por algum acaso, Jesus nos ensinou que devemos curar as pessoas através do toque com objetos ungidos? Pare e pense um pouco. Veja a vida d profeta Habacuque. Deus quer curar também a nossa alma e nos dar a vida eterna por meio de Jesus.

III- AINDA QUE NOS CURRAIS NÃO EXISTA GADO

Com a invasão do exército babilônico em Jerusalém, toda a criação de animais foi levada como despojo e o povo ficou em completa pobreza e miséria, passando fome. Não tinha mais gado, não tinha mais leite para as crianças e o desespero começava a tomar conta das famílias. Aí o Profeta Habacuque convida o povo a continuar crendo em Deus, ainda que "nos currais não houvesse mais o gado". Tem gente que só busca a Deus nas dificuldades e ao conquistar a bênção, se esquece de Deus. Outros só querem as bênçãos de Deus, mas não querem o Deus da bênção. Qual é a sua situação? Você deseja buscar o Deus da bênção e ser abençoado por Ele? Você deseja seguir e servir ao Deus da bênção?

O Profeta Habacuque, em meio ao sofrimento, levanta a sua voz e declara a sua fé inabalável, dizendo que nada o faria abandonar a Deus. E ainda que viessem os problemas, todavia ele confiaria e se alegraria no Deus da sua salvação. E você, já fez do Senhor o Deus da sua salvação? Ainda que venham os problemas, declare a sua fé e confiança em Deus e você será um vencedor! Qual é a situação em que você precisa e pode dizer: "Ainda que ...., eu permanecerei fiel"? "Todo aquele que perserverar até o fim será salvo".

Clécio Júnior

terça-feira, 9 de junho de 2009

Reconstruindo os Muros


Estudo do livro de Neemias

1 - Quem era Neemias? Contexto histórico.

O inverno estava chegando em 445 a.C., e Neemias, cujo nome significa “Deus Consola”, estava na cidadela em Susã, a sede do governo persa. Neemias era filho de Hacalias, servia o rei Artaxerxes como copeiro. Uma geração antes, no mesmo lugar, Ester e Mordecai conseguiram salvar os judeus da matança tramada por Hamã.

Neemias estava entre os judeus que ainda moravam fora do seu país, mesmo 90 anos depois da volta de Zorobabel para reconstruir o templo e povoar novamente a cidade de Jerusalém. Neemias foi copeiro do rei, uma pessoa respeitada pelo homem mais poderoso do mundo.

Hanani fez a viagem de 1.600 quilômetros de Jerusalém a Susã para visitar seu irmão, Neemias. Neemias soube do estado de Judá por intermédio de seu irmão Hanani. Ao saber que os muros de Jerusalém estavam derrubados, assolados e as suas portas queimadas, seu coração ficou triste.

As notícias que ele levou entristeceram Neemias. Hanani disse que o povo de Jerusalém encontrava-se numa situação precária e insegura, sujeito às agressões dos povos que controlavam as regiões adjacentes à cidade.

Neemias, extremamente preocupado com o bem-estar dos seus parentes e compatriotas, chorou, jejuou e orou ao Senhor. Ele baseou suas petições nas grandes promessas de Deus, certo da fidelidade de Deus em cumprir a sua palavra. Pediu que Deus estivesse com ele diante do rei da Pérsia.

Então ele jejuou e orou a Deus, porque ardeu em seu coração o desejo de reconstruir os muros. O seu coração tem de arder por vidas que necessitam ser edificadas em Cristo, e aquele que deseja ganhar vidas tem desejo de moldar o caráter de Cristo em outras pessoas, de ver almas sendo salvas, libertas, firmadas na rocha.

Neemias recebeu seu chamado e não tardou em cumpri-lo, ele tomou para si a responsabilidade (cap. 1).

Tenha em mente todos nós precisamos de abrigo, cobertura. É isso que o os muros de Jerusalém existiam, eram proteção. Neemias estava a serviço do rei, encontrava-se seguro e protegido e antes de sair da presença do rei, pediu permissão e ajuda para ir reconstruir os muros Jerusalém, para devolver a cidade a segurança, a grandeza de antes. Assim somos nós, Líderes, estamos debaixo de autoridade, cobertura espiritual. Estamos seguros onde estamos e para irmos ao campo, precisamos de ajuda para fazermos a obra, precisamos de ESTRATÉGIAS. Continue na caminhada para reconstruir tanto seus muros quanto de outros.

2 – Deus lhe deu estratégias. Os ataques contra Neemias.

Deus da às estratégias necessárias para alcançarmos vidas. Neemias recebeu as estratégias para cumprir seu chamado.

A partir deste ponto Neemias começou a experimentar grande oposição (Ne 2:10), ele nem mesmo tinha chegado em Jerusalém, mas já havia despertado inveja de algumas pessoas. Ao chegar à cidade, e convocar o povo para reconstruir os muros, seus inimigos, Sambalate, Tobias e Gésem, começaram a zombar de todos com a intenção de fazê-los desistir (Ne 2:19). As obras iniciaram e com o passar do tempo, diversas tentativas de intimidação a construção foram realizadas. Subestimaram a capacidade dos trabalhadores (Ne 4:2), ameaçaram iniciar ataques e guerras ( Ne 4:11), subornaram profetas para profetizar mentiras a respeito de Neemias e da obra (Ne 6:7-13), infiltraram pessoas entre os trabalhadores para repassar informações sobre o que ocorria entre eles (Ne 6:17-19), foram várias tentativas, mas o povo de Jerusalém sempre confiou na força e fidelidade do Senhor e recorria a Ele através de orações.

Uma das tentativas de intimidação, chama bastante atenção, pois após verem que as obras prosseguiam, seus inimigos começaram a deixar de lado as ofensas, ameaças e intrigas e começaram a investir em estratégias mais sutis. No capítulo 6, lemos que Sambalate e Gésem convidaram Neemias, que era o líder das obras, para um encontro em um “campo” neutro (Ne 6:2). O encontro em lugar neutro, poderia significar uma tentativa de acordo entre as partes, mas mesmo assim Neemias estava concentrado e dedicado a sua grande obra e enviou a seguinte resposta: “Estou executando uma grande obra, de modo que não posso parar…” Ne 6:3a. Esta resposta encoraja muito, pois ele tinha consciência de que nada era mais importante que sua missão, seu ministério, do que o Senhor tinha separado para ele (“por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?” Ne 6:3b).

Ele teve ousadia e disposição em fazer a sua parte (cap. 2:1-10). Deus quer contar com homens que estejam dispostos a se gastar pela obra. Neemias foi ao rei e se dispôs a realizar o trabalho de reconstrução de Jerusalém. Ele não sabia sequer se contaria com ajuda de alguém. Mas estava disposto e firme no seu propósito. Saiu de uma posição de conforto, posto que era mordomo do rei. Aqueles que enxergam e que até têm o desejo de ver a igreja restaurada necessitam também ter a disposição em fazer a sua parte. Viver a revelação e os princípios do Senhor, independentemente de quem esteja vivendo.

Antes de começar a reconstrução dos muros (cap. 3:1–6:19),Neemias subiu o monte para observar o estado real dos muros, para que tivesse uma real noção da dimensão do problema, para aí sim, poder propor as soluções.

Conheça seu território, tenha noção do que é preciso fazer, de quais materiais e de quais pessoas (para que se possa instruir o povo de maneira correta cap.7:1–12:26) precisa envolver no processo que compõe sua estratégia para cumprir o objetivo, evitando assim, dar responsabilidades à quem não está preparado ou não foi separado para aquela tarefa, pois para esse trabalho era necessária muita dedicação (cap. 12:27–13:3), para que haja a purificação das impurezas que se infiltraram entre o povo judeu (cap. 13:4-31). Um Líder precisa conhecer suas ferramentas, seu liderados, seu território, seu inimigo e muito mais para não errar o alvo.

Neemias precisou de madeira, ferrolhos, trancas, massa, pedras e principalmente muitos trabalhadores motivados. Nós precisamos nos ajoelhar e orar, jejuar, nos consagrarmos ao Senhor, pois será do Senhor que vira as estratégias para ganharmos almas. O Líder recebe as estratégias certas para cada situação.

Somos soldados de Cristo, e por Ele fomos chamados, armados e revestidos para a batalha.

3 – Como se defender dos ataques.

Neemias estava preparado para os ataques do inimigo, armou o povo com espadas, colocou vigias nas torres e tinha também moços com trombetas espalhados, prontos para alertar o povo sobre o ataque do inimigo.

A palavra é a nossa espada, conheça e viva a palavra, assim como Jesus fez.

Em Mateus 10, fala-se do poder que Deus dá aos seus discípulos. Nós somos discípulos de Cristo, então, sobre nós, há o poder de Deus para repreender e nos defender das ciladas do inimigo.

A oração é um instrumento para vencer o inimigo, assim como as armaduras. Neemias pôs uma espada nas mãos do povo, para que eles pudessem se proteger contras os inimigos. Deus nos revestiu com as armaduras do Espírito Santo, para que possamos ser fortalecidos.

A completa confiança de Neemias em Deus, e seus humildes pedidos devem incentivar-nos a desenvolver uma atitude similar de devota dependência de Deus. Note como suas orações glorificavam a Deus, indicavam o reconhecimento dos pecados do seu povo, e solicitavam que o nome do Senhor fosse santificado (cap. 1:4-11; cap. 4:14; cap. 6:14; cap. 13:14, 29, 31).

Neemias mostrou forte confiança na Palavra de Deus e isso motivou o povo a também ter confiança na palavra de Deus. Isto deve ter sido de grande encorajamento para o restante judeu. Fortaleceu a confiança deles nas grandiosas promessas feitas previamente, relativas à Semente e à restauração maior a vir sob Seu Reino. (cap.. 1:8; 11:1–12:26; Js. 14:1–21:45).

Quantas vezes procrastinamos e imaginamos muitos motivos para não fazer o nosso dever, quando o trabalho em si poderia ser realizado em pouco tempo? Depois de duas gerações de empecilhos e desculpas, Neemias e o povo se dispuseram a trabalhar e realizaram a obra em apenas 52 dias (cap. 6:15-16).


Clécio Júnior

A Fidelidade no Propósito


Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias. (Hb 11.30)

O capítulo onze de Hebreus é conhecido como A Galeria dos Heróis da Fé. São citados nominalmente quinze homens e mulheres que mudaram a sua história e a história de milhares e milhões de pessoas, inclusive a nossa. Além de citar os quinze heróis nominalmente, o texto bíblico também cita diversos fatos marcantes na história de Israel. O autor bíblico escreveu no verso 32 que lhe faltava tempo para descrever os feitos de diversos homens de Deus.

Dentre os heróis citados o verso 30 refere-se a Josué e a queda dos muros da cidade de Jericó. Josué foi o líder dos Israelitas a partir da morte de Moisés e liderou o Povo de Deus na conquista da Terra Prometida, atravessando o rio Jordão e conquistando Jericó (a primeira cidade conquistada além do rio). Note um detalhe muito interessante: apesar da função tão estratégica que Josué exerceu, o seu nome não aparece na lista, somente o feito. Pergunto: por que o nome de Josué não aparece na lista dos heróis?

1. Josué foi um discípulo de excelência

Ele e Calebe trouxeram o relatório corajoso de que a terra era boa, tinha gigantes, mas o propósito e a bênção de conquista era maior do que os gigantes a serem derrotados (Nm 14:7-11). Enquanto o nome de Moisés aparece duas vezes explicitamente e cinco vezes implicitamente na lista (Hb 11:23-29), o de Josué não é mencionado por uma simples razão. Sem dúvida, o Espírito Santo nos desafia a olhar para o propósito mais do que para as pessoas que serão usadas para este propósito.

Quando somos homens e mulheres de fé e estamos fazendo parte de uma visão de conquista saberemos que não é o nosso nome que tem que aparecer mais do que o do nosso líder. Somos discípulos de Jesus Cristo nos satisfazemos quando o Nome dEle é exaltado e glorificado através de algo que realizamos (Ap 4:11; 5:13).

Quando somos discípulos de excelência não estamos preocupados se o nosso nome vai aparecer, se é o de Moisés, ou se Jefté (que fez menos do que Josué e aparece em Hb 11:32!). Quando somos discípulos de excelência sabemos que o propósito de conquista da terra é maior que a nossa “vaidade” pessoal de ter o nosso nome em destaque.


2. Josué tinha a obediência e a identidade de Jesus

Quando Deus chamou Josué (Js 1:1-9), Ele o desafiou por três vezes a que se esforçasse: esforça-te e tem mui bom ânimo! Ninguém conquistará nada sem esforço. Isto é um princípio espiritual estabelecido pelo próprio Deus. Josué teve que ser um discípulo obediente e seguir cada palavra de Deus na estratégia de conquista. Assim como Jesus que foi obediente até a cruz, Josué demonstrou sua obediência a Deus. Na narrativa do livro de Josué encontramos que o Senhor pediu algumas atitudes a Josué que exigiram fé e disposição para obedecer, mesmo sem entender: tirar doze pedras do Jordão; levar as doze pedras a Gilgal; rodear os muros de Jericó por sete dias; tocar shofares após a sétima volta no sétimo dia, etc.

Por que o propósito da conquista foi executado por Josué? Porque ele foi um discípulo de excelência, uma pessoa valente e esforçada, obediente à Palavra de Deus e de Moisés, seu líder.


3. O nome de Josué estava na Visão de Deus para o mundo

Por que o nome de Josué não precisa aparecer? Porque o nome de Josué é o que mais aparece na história da Salvação. O nome de Josué é o nome de Jesus. O nome Josué é um nome hebraico e significa O Senhor é Salvação. Jesus é a versão grega do Josué hebraico. A raiz dos dois, Jesus e Josué, é a mesma: Jehoshua, ou Iehosua, ou Jeshua.

Quando nós, homens e mulheres convocados por Deus para conquistar a terra prometida temos o nome de Jesus em nós, não precisamos que o nosso nome apareça pois o Nome dEle sendo elevado e glorificado, nos eleva e nos glorifica. Você, quando está em Cristo, tem autoridade para assinar como Jesus! Você pode usar o nome do maior conquistador da história: Jesus. Esse Nome tem poder! Quando você tem esta aliança com Jesus o que faz fala mais alto do que o seu próprio nome.

Pois através de sua vida, discípulo de excelência, o Nome de Jesus será mais e mais glorificado.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fôlego da vida


Em Gênesis 2:7

Mostra que Deus soprou o fôlego da vida no homem...

Quando paramos para pensar o que é alguém soprar vida em outra pessoa, reconhecemos que é um feito extraordinário, no meu caso logo vem a minha mente a imagem de uma pessoa desfalecendo, morrendo e outra pessoa soprando ar em seus pulmões, vejo nesta imagem a busca desesperada de um ser tentando fazer com que outro ser reviva, torne a respirar novamente, como eu e você estamos fazendo neste exato instante respirando, vivendo. Eu fico na expectativa de vê-la reviver, de poder ver em seus olhos o brilho reluzente de quem ganhou o maior dos presentes.

Mais voltando para Deus, no momento da criação do homem, vemos que Deus soprou vida após ter criado um mundo inteiro. Deus parou e criou o homem a sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26) e soprou vida nele. Deus não apenas estava soprando oxigênio, não isso seria ser trivial, Ele estava dando a sua criação vida, uma ALMA VIVENTE.

Então qual a diferença entre um paramédico e Deus?

A diferença permeia o momento que Deus soprou nas narinas do homem, Ele estava dando a sua criação aquilo que há de mais precioso nEle. E o que esta em Deus?

VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA! VIDA!...

Você é alma vivente por que Deus soprou vida em você...

Preste atenção, a sua alma vive por que Deus soprou vida em você. “Glorias à Deus”.

Quando um paramédico sopra ar em você ele apenas esta tentando fazer com que os teus pulmões voltem a trabalhar como antes, que os músculos do teu corpo reconheçam novamente a necessidades de se articularem e fazerem com que os teus pulmões e o teu coração voltem a bombear sangue e a movimentar este corpo de carne e ossos, ato que é altamente valioso, tanto para quem realiza o processo e tanto para a pessoa que volta a respirar por causa dele.

Mais a tua ALMA, a qual foi gerada, criada por Deus, meu amado irmão a esta só Deus pode dar vida, só Ele tem o FÔLEGO DA VIDA.

E eu me pergunto agora o que eu e você temos feito com o fôlego de vida que ganhamos?

Lidianne Félix

Copa de 2014 em Manaus e blog com os estádios da copa






"Além do horizonte existe um lugar bonito e tranquilo” para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014: Manaus. Quando o presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou a capital amazonense como uma das cidades que sediarão jogos no Mundial, um grito único estremeceu o entorno do Vivaldo Lima. “A Copa é nossa!”.

A escolha de Manaus como única da Amazônia, porém, não foi “extremamente fácil” como diz a letra da banda Jota Quest, convidada para fechar a festa de comemoração a um cachê no valor de R$ 110 mil, pagos pela Coca-Cola, patrocinadora oficial do evento. O próprio Blatter afirmou que a seleção da sede amazônica “foi difícil”. Mas, a cidade com o maior PIB da região Norte vai sediar o campeonato “na moral”, com previsão de investimento estimada em R$ 6 bilhões e margem de geração de 50 mil empregos entre diretos e indiretos.

Com 40 mil pessoas no entorno do Vivaldão, segundo a Polícia Militar, ficou difícil “encontrar alguém” triste na multidão. “Manaus vai ganhar muito com a Copa. É uma emoção muito grande estar aqui com minhas amigas para torcer pela cidade”, afirmou Nazaré Torres, 57, a mais animada de um grupo de senhoras da melhor idade que não parava de dançar.

Texto excluido do jornal a crítica.
Mas seria bom se realmente investissem tudo o que se pretende, se as obras não fossem superfaturadas, como por exemplo um saco de cimento custar R$200,00 ou um prego custar R$25,00...
Mas temos que aproveitar essa chance e divulgar nossa cidade. Com certeza o que pesou muito na escolha foi o fato de aqui, em detrimento de outros estados, termos um controle mais rigoroso das queimadas, lutar para manter o ribeirinho no interior e dar a ele condições de sobreviver dignamente....
E vamos lá...
ps.: para quem quer ver os estádios e seus projetos, esse blog é muito interessante.